|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.07.16  |  Diversos   

TRF4 nega 'pílula do câncer' a mulher com câncer de mama e no reto

Decisão leva em conta a falta de comprovação científica para o caso.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou liminar a uma paciente de Bagé (RS) com câncer na mama e no reto que pede ao Estado o fornecimento de cápsulas de fosfoetanolamina sintética, conhecida como ‘pílula do câncer’. A decisão é da 4ª Turma.

A mulher, que se encontra em estágio terminal, moveu a ação em março contra a União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo e as universidades de SP e Federal do Rio. Ela pede 60 cápsulas mensais do composto. Nos autos, foram anexados laudos médicos que comprovam que a paciente já foi submetida a todos os tratamentos clínicos existentes e padronizados. O medicamento foi recomendado por um oncologista da Santa Casa de Caridade da cidade, credenciada como centro de alta complexidade.

Em voto, o relator do caso, desembargador federal Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, afirmou que, mesmo reconhecendo a gravidade do estado de saúde da autora, não existe comprovação de que o medicamento seja eficaz no combate à doença no estágio atual. O processo segue sob análise da 1ª Vara Federal de Bagé.

Fonte: TRF4

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro