|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.03.17  |  Advocacia   

Processo eletrônico começa a ser implantado nas Varas da Fazenda Pública de Porto Alegre

Em 2015, no Tribunal de Justiça, ingressaram 2,4 milhões de processos. Destes, 1,8 milhões no 1º Grau de Jurisdição, sendo que apenas 8% vieram no formato eletrônico. O pequeno percentual do formato eletrônico justifica-se porque ainda não existia a obrigatoriedade. Agora, a expectativa é de que o ingresso no âmbito do 1º Grau aumente para 46% até o fim de 2017.

A partir do dia 10 de março, o sistema de processo eletrônico passa a ser adotado nas Varas da Fazenda Pública de Porto Alegre, com exceção dos Executivos Fiscais e os de Competência Delegada. Além da disponibilização do sistema, também haverá a liberação da distribuição pelo Portal do Processo Eletrônico (PPE).

Na Capital, o uso do processo eletrônico será obrigatório a partir de 10 de abril. Por isso, servidores de todas as Varas da Fazenda Pública e a Vara de Acidente de Trabalho de Porto Alegre, que também já está utilizando o sistema, receberam treinamento durante esta semana, no auditório do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário (CJUD). Quem trabalha nas Varas que já utilizam o sistema e-Themis1g nos Juizados Especiais da Fazenda Pública Adjuntos recebeu primeiramente o treinamento e revisão do conteúdo. Os servidores das demais unidades, que ainda não conheciam o processo eletrônico, foram divididos em duas turmas. Para os advogados e demais operadores do Direito, o Tribunal de Justiça realizará novo treinamento no dia 24 desse mês.

Os servidores participaram do Programa de Virtualização Jurisdicional - Gestão da Mudança. A abertura foi feita pelo Juiz-Corregedor André Luís de Aguiar Tesheiner, Coordenador da Informática no âmbito da CGJ. O magistrado salientou a importância da migração dos processos do papel para o meio eletrônico. A Consultora de Qualidade do Núcleo de Sistemas da Corregedoria-Geral da Justiça, Sheron Garcia Vivian, apresentou o cronograma de implantação do processo eletrônico em todo o estado e as mudanças que já ocorreram desde o início da mudança.

Em 2015, no Tribunal de Justiça, ingressaram 2,4 milhões de processos. Destes, 1,8 milhões no 1º Grau de Jurisdição, sendo que apenas 8% vieram no formato eletrônico. O pequeno percentual do formato eletrônico justifica-se porque ainda não existia a obrigatoriedade. Agora, a expectativa é de que o ingresso no âmbito do 1º Grau aumente para 46% até o fim de 2017.

Servidores que atuam no processo de implantação do Processo Eletrônico explicaram as mudanças, informando que tempo entre protocolo e sentença caiu pela metade. Os servidores ainda puderam acompanhar os dados sobre a redução do tempo de tramitação dos processos. O número de dias entre o protocolo e a sentença caiu mais da metade em relação aos processos de conhecimento dos Juizados Especiais Cíveis, afirmou Sheron Vivian.

Também participaram do treinamento o Coordenador dos Juizados Especiais, Ronaldo Vieira Baratz, o Coordenador de Correição, Vinícius Aquiles Sebben, além dos instrutores Diego Machado Candido, Marcelo Renato Souza Gomes e Flávia Herbstrith da Costa.

O uso do processo eletrônico passou a ser obrigatório a partir do dia 1º de março nas Comarcas de Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas, onde a implantação ocorreu ainda no ano passado.

O cronograma completo previsto para as implantações e respectivas obrigatoriedades está disponível no site do Tribunal de Justiça, através do link: http://www.tjrs.jus.br/site/processos/portal_processo_eletronico/cronograma_portal.html.

Fonte: TJRS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro