|   Jornal da Ordem Edição 4.392 - Editado em Porto Alegre em 26.09.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

26.11.15  |  Advocacia   

OAB/RS elabora projeto de regulamentação da advocacia exercida nas empresas estatais no RS

Foto: Liziane Lima - OAB/RS

Foto: Liziane Lima - OAB/RS

Foto: Liziane Lima - OAB/RS

Presidente da Comissão de Advocacia em Estatais, Leandro Pinto de Azevedo apresentou proposta enfatizando que essa “é uma bandeira social que atende os interesses da cidadania”.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Comissão de Advocacia em Estatais (CEAE), Leandro Pinto de Azevedo. Também estava presente a secretária-geral adjunta da entidade, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

Na reunião, Azevedo apresentou a minuta do projeto de lei elaborado pela CEAE, que trata da regulamentação da advocacia exercida nas empresas estatais no RS. “Essa é uma das bandeiras da Comissão em razão da importância para que o tema seja regulamentado em lei. O cuidado pelas ferramentas de controle interno dos atos dos gestores estatais, realizado com independência dos advogados que integram seus quadros, sem dúvida é uma bandeira social do projeto que atende interesse da cidadania”, afirmou.

Azevedo também relatou que a CEAE oficiou todas as estatais com departamento jurídico no RS para que esclareçam a destinação dos honorários de sucumbência obtidos nas ações em que são partes. “Já iniciamos a segunda etapa desta mobilização, recomendando que as estatais repassem os honorários aos advogados de seus quadros. Num passo seguinte serão estudadas medidas a serem tomadas em relação às estatais que não repassarem os honorários”, adiantou.

Bertoluci destacou a iniciativa: “fundamental que as estatais contem, em seus quadros, com advogados que exerçam papel de fiscalização e de controle dos atos praticados no âmbito delas. E para que esse papel possa ser efetivamente exercido, é necessário que se criem garantias e condições funcionais para tanto, com fonte em Lei”.

Fonte: OAB/RS

Liziane Lima
Jornalista - MTB 14.717

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro