|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.05.08  |  Trabalhista   

Clube mineiro desobrigado de pagar contribuição à federação de atletas

O Clube Atlético Mineiro está desobrigado de pagar contribuição à Federação das Associações de Atletas Profissionais. A liminar foi concedida pela juíza Luziene Barbosa Lima, da 5ª Vara Cível de Belo Horizonte.

A Lei Pelé determina o pagamento de uma contribuição corporativa pelos clubes, a título de imposto, o que não deve ser confundido com a contribuição confederativa. Ambas estão previstas pela Constituição.

No caso, a contribuição corporativa está subordinada a alguns artigos da Constituição, pois estabelecem limites à tributação. A contribuição também seria inconstitucional, pois não foi observada a Constituição quando da sua implementação, que é hierarquicamente superior à Lei Pelé.

Além disso, a Federação Mineira de Futebol e o STJD obrigariam os clubes a pagar uma contribuição prévia, como condição para registrar os jogadores. 

Assim, o Atlético Mineiro não terá que pagar a contribuição corporativa até o julgamento do mérito da matéria. (Proc. nº 0024.08.060.969-6).



..............
Fonte: TJMG

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro