|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.08.23  |  Advocacia   

Valorização da advocacia: sede de Santo Antônio da Patrulha é ampliada

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da cerimônia de reinauguração da subseção de Santo Antônio da Patrulha na segunda-feira (28). A sede recebeu uma estrutura maior e mais moderna, com espaço coworking, auditório para eventos, salas de atendimento, computadores com internet para peticionamento e outros serviços.

Conforme Lamachia explicou, as melhorias fazem parte do Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas (PODE), realizado em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), que já conta com mais de 40 obras em todo o estado. “Essa é mais uma entrega concreta para mudar a vida de advogados e advogadas. O PODE é um dos programas estruturantes da nossa gestão, voltado à ampliação e à modernização das nossas instalações, para que os colegas possam vir até a subseção trabalhar, peticionar e fazer seus atendimentos”, ressaltou o presidente.

Também presente na cerimônia, o presidente da CAARS, Pedro Alfonsin, destacou o esforço do Sistema OAB/RS, mudando a realidade da advocacia gaúcha. “No período posterior à pandemia, muitos colegas sequer tinham um escritório para fazer peticionamento. E agora a CAARS e a Ordem gaúcha têm construído esses espaços em diversas localidades do Rio Grande do Sul com toda infraestrutura adequada para o exercício diário da advocacia”, pontuou.

Para o presidente da subseção de Santo Antônio da Patrulha, Júlio César Sant’Anna, a entrega do PODE representa um avanço para a advocacia. “Não somente para os advogados e advogadas daqui, mas de todo o estado, haja vista que a sede pode ser utilizada por profissionais que não possuem escritório na região e precisam de uma base. Além disso, os novos espaços representam um suporte à jovem advocacia com uma estrutura completa para melhor desenvolver seu ofício.”

Passado, presente e futuro

Repleta de simbolismo, a entrega da nova estrutura ocorreu no aniversário de inauguração da sede, estabelecida em Santo Antônio da Patrulha no dia 28 de agosto de 2009, por iniciativa de Claudio Lamachia, então presidente da OAB/RS. 

“Há 14 anos Claudio Lamachia, meu irmão, inaugurava esta sede. E 14 anos depois, no mesmo dia, eu tenho o orgulho, a honra de poder entregar uma ampliação importante que mudará o exercício profissional dos advogados e advogadas de Santo Antônio da Patrulha”, rememorou Leonardo Lamachia durante a cerimônia.

Em 2022, a atual gestão da OAB/RS assumiu o compromisso de dar continuidade ao programa Nenhuma Subseção sem Sede, adicionando a isso uma nova meta: modernizar as sedes já existentes com melhorias e ampliação das estruturas, além das salas da OAB/RS nos foros da capital e no interior e demais espaços de atendimento da advocacia. Assim foi criado o Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas.

Após a solenidade de reinauguração, ocorreu o descerramento da foto do ex-presidente da subseção e atual vice-presidente, Gustavo Gil Terres Peres da Silva, na galeria de presidentes locais.

Presenças

Também participaram do ato: o ex-vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a presidente da CJA e conselheira da OAB/RS, Bruna Razera; os conselheiros estaduais Antônio César Peres da Silva, Léa Denise Presser Potrick e Maria Aparecida Bergamo Finger; a diretoria da subseção de Santo Antônio da Patrulha: o vice-presidente, Gustavo Gil Terres Peres da Silva (também ex-presidente da subseção); a secretária-geral, Daniela Conceição da Rocha; a secretária-geral adjunta, Giovana Gularte Ibanez; e o tesoureiro, Filipe de Souza; os ex-presidentes, Oscar Ramos e Flávio Rogério; os conselheiros da subseção: Charles Mattos de Souza, Regina Portal, Diones Buler, Renata da Silva Alves e Kassiane Killes; a presidente da CJA da subseção, Morgana Zanotto; a presidente e vice-presidente da CMA de Santo Antônio da Patrulha, Ana Carolina Massulo e Renata Alves; os presidentes de subseções: Renê Engroff, de São Leopoldo, Tiago dos Reis Francisco, de Tramandaí, Fulvia Poliana Lamb Timmen, de Taquara, Anne Grahl Müller, de Gramado/Canela e Gaspar da Cunha Prates, de Osório; o ex-presidente da subseção de Osório Henry Endress Martins; a presidente da CJA de Gramado, Luiza Menegala. Também estiveram presentes, do Poder Judiciário, Ana Paula Furlan Teixeira e Felipe Roberto Palopoli, ambos juízes de direito; o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo; o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Ezequiel Peixoto Muniz; os vereadores André Luis de Oliveira Selistre, Gabriel Diedrich, Ricardo Zulman Pires, Samuel Schmidt Souza, Valtair Andrade, André Luis de Oliveira Selistre e Jaciara Conceição dos Santos; a tabeliã Valéria Baierle; o procurador-geral do município, Igor dos Santos Oliveira; e o ex-vereador do Caraá, Bolivar Gomes.  

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro