O TJRS informa que não remete, por correio eletrônico, intimações ou citações às partes de processos judiciais.
De acordo com alerta publicado na página inicial do portal do TJRS, em caso de recebimento de mensagens deste tipo, “desconfie de seu conteúdo, não clique em nenhum link e procure averiguar sua veracidade antes de tomar qualquer atitude”.
E-mails com supostas intimações para audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios estão sendo enviados a diversos usuários.
O link presente no corpo da mensagem pode instalar programa invasor responsável pela retirada de dados do computador exposto, como dados de senhas e informações sigilosas.
Falsa mensagem do TJSC espalha vírus na internet
O TJSC comunica que pessoas mal-intencionadas estão enviando mensagens, por e-mail, com o título “Procedimento Investigatório nº 521/2008”, supostamente encaminhadas pelo TJSC.
Cuidado, pois se trata na verdade, de uma mensagem falsa cujo objetivo é instalar no computador do usuário, a partir da abertura do documento em anexo, vírus de computador ou programas espiões. Não se deve, portanto, abrir o anexo. Caso isso já tenha ocorrido, a orientação é para que se execute um programa anti-vírus ou se busque ajuda técnica.
A intimação por correio eletrônico, prevista nos artigos 458 a 464 do Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Judicial, dirigida apenas aos advogados devidamente cadastrados, foi desativada em virtude desses problemas. As providências necessárias à identificação e localização dos autores desta conduta criminosa estão sendo tomadas.
...............
Fonte: TJRS e TJSC
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759