|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.10.08  |  Diversos   

Sigilo eletrônico não pode ser quebrado em ação cível

A quebra do sigilo eletrônico de computadores pessoais só pode ser autorizada em processos criminais. Em processos cíveis que discutam indenizações, não. O entendimento é da 2ª Câmara de Direito Civil do TJSC.

Em uma ação movida pela empresa provedora de internet Moisés Rampi de Azevedo & Cia Ltda. – ME, a Turma foi unânime em não autorizar a apreensão de um computador de I.A.B., acusado de invadir, pela internet, os sistemas do provedor.

A empresa pediu o exame pericial do computador para comprovar a origem dos ataques que interromperam a prestação de serviços. I.A.B. negou ter feito as invasões. Segundo ele, isso não confere com a sua realidade, porque é professor aposentado de idade avançada e tem poucos conhecimentos em informática. Ainda de acordo com ele, o mesmo hacker também teria invadido seu equipamento.

O relator do processo, desembargador Newton Janke, não aceitou o pedido da empresa. Para ele, a Constituição só permite tal invasão de privacidade em casos de investigação criminal e instrução processual penal.

Imagine-se como isso seria utilizado no delicado campo do Direito de Família”, comparou o desembargador. Segundo o magistrado, se a prática viesse a ser permitida em processos cíveis.

A Constituição assegura a todo cidadão o sigilo de correspondência, o que alcança qualquer forma de comunicação, ainda que virtual”, afirmou. (Apelação Cível 2003.005260-7).



...........
Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro