A cor amarela no semáforo de trânsito indica atenção. Na área da saúde é semelhante, pois trata de um alerta muito importante, a prevenção ao suicídio. O mês de setembro é caracterizado por uma série de ações preventivas e de conscientização sobre o tema e a Caixa dos Advogados do RS (CAA/RS) integra e fortalece a rede de apoio, pois entende e trata da saúde e bem-estar como prioridade.
De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas, caso a pessoa que passava pelo transtorno mental tivesse recebido ajuda a tempo. O tema é delicado e traz dados de uma triste realidade, cerca de 32 óbitos por suicídio diariamente no Brasil com onze deles, ou seja, o maior número de casos no Rio Grande do Sul.
A questão é de saúde pública e deve ser tratada a fim de disseminar a informação de que é possível pedir ajuda e dividir o que se sente com alguém. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença num momento determinante e de dificuldade como este.Há serviços disponíveis 24h por dia e em total sigilo no site www.cvv.org.br ou pelo telefone 188, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar.
A CAA/RS preparou um material específico para a disseminação do alerta. Informe-se e seja um elo na corrente pela vida. Clique aqui!
Texto: Priscila Rodrigues - MTB 16153 com informações CVV.
Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS
Fonte: OAB/RS