Na noite desta segunda-feira (11), o Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS esteve lotado para acompanhar a Sessão Magna Alusiva ao Dia do Advogado 2008.
Ao abrir a sessão o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, saudou “as maiores autoridades deste dia: os advogados e as advogadas”.
Lamachia destacou que o Dia do Advogado coincide com a metade do mandato da atual gestão e ressaltou algumas das conquistas, como a compra da nova sede, a diminuição da inadimplência, os investimentos na CAA/RS e na ESA, a vigilante atuação do Tribunal de Ética e Disciplina, a defesa do Exame de Ordem e a integração com os Poderes de Estado.
O dirigente também salientou a importância de comemorar, junto com o 11 de agosto, a recente sanção presidencial do projeto de lei 36/06, que garante a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, “que não é uma conquista apenas dos advogados, mas sim da cidadania e do Estado Democrático de Direito”.
”A Ordem não vai descansar até ver aprovados os projetos de lei que instituem a suspensão dos prazos processuais de 20 de dezembro a 20 de janeiro e o respeito aos honorários de sucumbência”, frisou também Lamachia.
Por fim, o presidente registrou que era um privilégio poder participar de uma cerimônia como a Sessão Magna e aplaudir os homenageados da noite.
Dando seguimento à solenidade, a OAB/RS prestou homenagem a 29 advogados - o Jubilamento, que é um título de grande honraria para a classe, entregue a profissionais que tem mais de 30 anos de atividade.
Na ocasião, foram jubilados: Alfredo Werner Margis, Beatriz Parracho Santiago, Clorinda Regina Gomes Messina, Defrancisco Gallicchio, Derna Helena Martinelli Tisato, Doly Carlos da Costa, Eloi Rodrigues Scott, Emir Francisco Bothomé, Fábio Ricardo Rosa, Firmino Peres Rodrigues, Flavio Cornélio Luz, Gelio Otto Barreiro, Gilberto Ferreira Fossati, Iria Dubreuil Soares, João Roberto de Azambuja Sayão Lobato, Leda Preiss Ludwig, Lilia Nélida Matos Santolim, Loize de Campos Gubert, Luiz Léo Ucha, Maria Angela Carraro, Maria Joanna Daiello de Oliveira, Mario Nei Franco, Nielon José Meirelles Escouto, Origenes Almeida de Abreu, Osvaldo Porto Flores, Rachel Kirjner, Sergio Luiz Arnt, Solange Ivone Travassos Tagliaro Englert e Vicente Fontana Cardoso.
Nielon José Meirelles Escouto, falando em nome dos colegas jubilados, enalteceu “a exitosa gestão atual da OAB/RS, que, mostrando ousadia e coragem, adquiriu a nova sede”. “Penso que cumprimos nossa missão. Hoje não é fim de uma jornada, mas sim o início do jubilanato”, finalizou Escouto.
A entrega da Comenda Oswaldo Vergara, que é mais importante distinção prestada pela Ordem gaúcha aos advogados e advogadas que por seu trabalho dignificam a classe profissional, foi um dos pontos altos da noite.
Foram homenageados: Airtom Pacheco do Amaral, Alceo Luiz Bordin, Carlos Alberto do Amaral, Carlos Franklin Paixão Araújo, Euclides Serápio Ferreira, Fernando Geraldo Mendes Cavalcanti, José Geraldo Louro Figueras, Luis Carlos Echeverria Piva, Luiz Juarez Nogueira de Azevedo, Magda Brossard Iolovitch, Maria Dinair Acosta Gonçalves, Maria Ubaldina Robalos, Natale Ferrari, Ruy Fernando Zoch Rodrigues, Salvador Horácio Vizzotto, Sandra Maria Rebelato, Silvio Ronaldo Santos de Moraes e Thiago Roberto David Sarmento Leite.
A advogada Magda Brossard Iolovitch, representando os comendados, destacou que ”com trabalho, estudo e dedicação à profissão cada um dos agraciados contribuiu com a história da advocacia gaúcha e brasileira”.
O advogado Justino Albuquerque de Vasconcellos, presidente da OAB/RS entre 1973 e 1981, recebeu a portaria de Advogado Emérito, que é uma das homenagens mais importantes para a classe. Em ofício remetido à diretoria da Ordem ao receber a indicação para a honraria, Vasconcellos declarou: “Desvanece-me sobremodo a distinção, inclusive porque, neste mês com graça Deus, estarei completando 85 anos de idade e, solicitador, 60 de serviço advocatício”.
Para encerrar a Sessão Magna, houve a prestação de compromisso de 121 advogados, que receberam das mãos do presidente da Ordem, Claudio Lamachia, e da secretária-geral, Sulamita Cabral, suas carteiras profissionais.
Sulamita, que coordena a organização da Sessão Magna e do Mês do Advogado, afirmou estar muito satisfeita com a solenidade: “A Sessão foi maravilhosa, e o Mês do Advogado também está sendo muito bem sucedido, com inúmeras atividades culturais. Estamos, agora, focando todos os nossos esforços na Conferência Estadual dos Advogados, que acontece nos dias 19 e 20 deste mês".
Compuseram a mesa de honra o presidente da Assembléia Legislativa Alceu Moreira, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o vice-presidente, Jorge Estevão Maciel, a secretária-geral, Sulamita Cabral, a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles, e o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães; a procuradora-geral do Estado, Eliana Soledade Graeff Martins, representando a governadora do Estado, Yeda Crusius;o desembargador Francisco José Moesch, representando o presidente do TJRS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa; a procuradora-geral de Justiça do Estado em exercício, Isabel Dias Almeida; o representante do TRT4, desembargador João Pedro Silvestrin; o representante do TRE, desembargador Carlos Branco Cardoso; representante do CFOAB, Gilmar Stelo; e os ex-presidentes da OAB/RS Justino Albuquerque de Vasconcellos (Advogado Emérito 2008) e Fernando Krieg da Fonseca.
Após a prestação, a OAB/RS ofereceu um coquetel para os presentes. Clique aqui para conferir as fotos do evento
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759