A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/RS, Carmelina Mazzardo, apresentou, na tarde desta sexta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, o projeto OAB Vai à Escola para a coordenadora pedagógica da Smed, Jacqueline Krampe.
No encontro, que contou com a participação do integrante do projeto, Edu Duda Ocampos, foram tematizadas as ideias centrais do projeto, cujo objetivo principal é proporcionar um maior contato dos estudantes com os direitos humanos e colaborar com a formação de cidadania dos jovens. A comunidade também deve ser beneficiada por meio de informações e esclarecimentos de dúvidas pertinentes à área jurídica.
“Hoje em dia está havendo uma inversão de valores e nada melhor do que um órgão de classe como a OAB para ajudar os cidadãos a entenderem melhor seus direitos e deveres”, salientou Carmelina, que também é coordenadora do projeto.
Para Jacqueline, o OAB Vai à Escola é muito importante para um município com uma grande quantidade de escolas, como é o caso de Porto Alegre. “É essencial que tenhamos uma ação desta forma e, até então, nunca tivemos nada semelhante. Agora, isso deve contribuir com as áreas violentas, onde estão localizadas nossas escolas”, ressaltou a coordenadora da Smed.
O projeto OAB Vai à Escola será desenvolvido em duas modalidades e deve contemplar, primeiramente, palestras formativas aos cidadãos e, num segundo momento, assuntos específicos, tais como o Consumidor, a Lei Maria da Penha, Acesso à Justiça, CLT e Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, a comunidade pode participar com sugestões de temas.
No último dia 17, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia e Carmelina, acompanhados de membros de comissões da entidade, apresentaram o projeto para a secretária estadual de Educação, Mariza Abreu. Na ocasião, a titular da pasta classificou o projeto como “louvável e que deveria servir de exemplo a outras entidades”. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
A iniciativa será avaliada pelo município para que seja escolhida uma escola, dentro de Porto Alegre, que deve ser utilizada para a execução de testes do projeto.
Da redação do Jornal da Ordem
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759