Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
“A advocacia não pode e não vai suportar o peso da falta de estrutura para o seu exercício pleno, indispensável e essencial à administração da justiça”, afirmou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, durante reunião com o presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região (TRT4), João Pedro Silvestrin, e a corregedora Regional, Maria da Graça Ribeiro Centeno, na sede do TRT4, nesta terça-feira (18).
Breier foi reforçar o apoio ao pleito da Subseção de Rio Grande sobre a necessidade de um prédio da Justiça do Trabalho no município. Conforme o relato do presidente da subseção, Everton de Mattos, a falta de uma estrutura que concentre as quatro varas locais provoca conflitos, trazendo como consequência a realização de audiências concomitantes. “A Justiça do Trabalho em Rio Grande precisa de organização das pautas, concentrando-as em um único local, evitando prejuízos para a advocacia. Hoje são dois prédios que acabam por realizar audiências simultâneas, o que causa diversos transtornos diários”, reclama Mattos.
O presidente da OAB/RS, que estava acompanhado da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, requereu ao TRT4 uma solução imediata para os problemas da classe no município. “Rio Grande é uma cidade que possui muitas demandas na Justiça do Trabalho. Vamos acompanhar o pleito da subseção até a garantia do fim das dificuldades”, garantiu Breier.
A subseção de Rio Grande também estava representada pela vice-presidente, Michele Gautério; o secretário-Geral, Frank Peluffo, e a conselheira Vanessa Enderle Bohns.
Em assembleia realizada em Rio Grande, a advocacia local reuniu sugestões, que foram apresentadas durante a reunião, como a realização de audiências por juízes substitutos nas sextas-feiras e locação de um prédio do município.
Em resposta ao pleito, Silvestrin e Maria da Graça garantiram que até o fim do ano será feito a licitação do novo prédio a ser construído em Rio Grande para a concentração das quatro varas. “Agradecemos a visita da OAB/RS, priorizando o diálogo e a transparência para discutir a situação. Enquanto o processo da estrutura está sendo desenvolvido, vamos dar andamento para a organização das pautas, garantindo que a advocacia tenha as suas melhorias para a sua prestação jurisdicional”, ratificaram.
Caroline Tatsch
Jornalista
Fonte: OAB/RS