A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB/RS) comemorou a renúncia à presidência da Câmara dos Deputados do deputado Eduardo Cunha nesta quinta-feira (07). “Sempre defendemos e continuaremos defendendo a cassação definitiva do mandato de Cunha também como deputado. Este é apenas o início, mas já é uma conquista para a OAB e uma vitória para a cidadania”, disse o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier.
Breier destacou que a sociedade tem clamado pelo combate à corrupção. “A sociedade brasileira precisa de respostas. Não podemos ter um deputado réu no parlamento, influenciando as decisões legislativas, principalmente a seu favor”, afirmou.
Conselho Federal já tinha decidido pelo afastamento do deputado
Vigilante, a primeira sessão do Conselho Pleno da OAB, no dia 1° de fevereiro, conduzida por Claudio Lamachia, decidiu pelo afastamento cautelar imediato do deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara.
"A renúncia do deputado Eduardo Cunha à Presidência da Câmara diminui as incertezas sobre a condução dos trabalhos legislativos e abre caminho para os deputados reorganizarem a Casa. A renúncia, contudo, não pode significar o fim do processo ético em curso na Câmara e que pode resultar na inelegibilidade do deputado Eduardo Cunha. Espero que essa renúncia não seja mais um artifício para driblar a cassação", afirma o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Fonte: OAB/RS