Na sexta-feira (8), o governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou a escolha da advogada Gabriela John dos Santos Lopes para compor o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM/RS) pelo Quinto Constitucional.
O processo de escolha inédito para uma vaga pela classe da advocacia no Tribunal de Justiça Militar ocorreu em uma sessão extraordinária do Conselho Pleno da Ordem gaúcha, em março deste ano. Gabriela recebeu o maior número de votos (63) entre os escolhidos para a lista sêxtupla.
"Orgulha muito a OAB/RS, depois de, pela primeira vez, submeter uma lista sêxtupla ao TJM/RS sob as regras do Quinto Constitucional, receber a notícia da escolha da primeira advogada a ocupar o cargo. Tenho certeza da competência da doutora Gabriela e de que ela irá muito bem representar a nossa classe, honrando a advocacia gaúcha e as nossas prerrogativas. Com essa escolha temos duas mulheres de forma consecutiva a ingressar pelo Quinto Constitucional na magistratura", salientou Lamachia, lembrando o fato de que Fabiana Barth foi empossada este ano também pela classe da advocacia como desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Durante a votação no Conselho Pleno da Ordem, Gabriela afirmou: “Nossa classe necessita de um olhar atento às nossas pautas. Me manterei atenta aos aspectos sensíveis da advocacia como os honorários. Prerrogativas é pauta inegociável”.
Trajetória
Natural de Porto Alegre, Gabriela John dos Santos Lopes tem 51 anos. Graduada em Direito pela PUCRS, possui especialização em Direito Penal e Política Criminal pela UFRGS, entre outras qualificações. Advogou na área do Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Penal Militar, atuando na Justiça Militar e no TJM gaúcho desde o ano de 1999.
Fonte: OAB/RS