|   Jornal da Ordem Edição 4.388 - Editado em Porto Alegre em 19.09.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.07.08  |  Diversos   

Proposta acelera processos que irão ao Tribunal do Júri

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3375/08, do deputado Luciano Castro (PR-RR), que modifica o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41), para dar prioridade de tramitação e julgamento aos processos que são da competência do Tribunal do Júri. A proposta também estabelece que esses processos terão os prazos reduzidos pela metade, de forma a acelerar os julgamentos.

Pelo texto, a partir do momento em que a Justiça acata a denúncia apresentada pelo Ministério Público (este momento processual, dentro da esfera do Processo Penal chama-se pronúncia), o processo de competência do Tribunal do Júri terá "total prioridade de tramitação e julgamento, tendo todos os prazos reduzidos pela metade, sempre resguardada a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal". A proposta também esclarece que esses processos serão "prioritários, em qualquer instância de julgamento".

Compete ao Tribunal do Júri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida, como o homicídio doloso, simples, privilegiado ou qualificado; o induzimento, instigação ou auxílio a suicídio; o infanticídio; e o aborto provocado pela gestante, ou com seu consentimento, ou por terceiro.

Punição pelo atraso

O projeto também altera o Código de Processo Penal para propor que qualquer magistrado ou membro do Ministério Público que for responsável pela procrastinação ou atraso nos processos de competência do Tribunal do Júri, responderão penal e administrativamente pelos atos.

Luciano Castro assinala que o projeto pretende acelerar a tramitação de todos os processos de competência do Tribunal do Júri. "Quando o juiz pronuncia o indiciado, o mesmo passa para a condição de réu, neste instante o processo terá total prioridade de julgamento, tendo todos os prazos reduzidos pela metade, sempre respeitado o amplo direito à defesa e o contraditório", explica.




..............
Fontes: Agência Câmara e Direito Vivo
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro