|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.06.07  |  Internacional   

Promotoria pede pena de 28 mil anos de prisão pelos atentados que mataram 191 pessoas em Madrid

Os advogados dos 28 acusados pelos ataques, na Espanha,  de 11 de março de 2004 pediram ontem (11) a absolvição de seus clientes, durante o 46º dia do julgamento pelos atentados, que mataram 191 pessoas, em um processo judicial que está em sua reta final.  A absolvição é pedida sob o fundamento de que os crimes, dos quais são acusados, "não foram comprovados".

A princípio eram 29 acusados, mas em 4 de junho o tribunal absolveu Brahim Moussaten e retirou todas as acusações feitas contra ele.  O advogado que representa o acusado Rafa Zouhier pediu que seja aplicado ao réu o atenuante de confissão e de arrependimento caso seja condenado.

A Promotoria pede 38.958 anos de prisão para Zouhier, por considerar que foi a figura "determinante" para a obtenção dos explosivos do 11 de março, procedentes de uma mina de Astúrias, no norte da Espanha.

A advogada que defende Sergio Álvarez, também relacionado com os explosivos, anunciou que apresentará um recurso ao Tribunal Constitucional por violação do artigo 24 da Constituição espanhola, que, entre outros, prevê o direito à presunção da inocência. Além disso, a advogada considera que houve um impedimento de defesa em relação a seu cliente.

A defesa de Rachid Aglif aderiu ao pedido dos advogados de solicitar a nulidade das atuações e reivindicou que se retirem os depoimentos de "certas testemunhas e alguns peritos" que compareceram na audiência oral.

A advogada de Antonio Ivan Reiss, acusado de transportar parte dos explosivos, propôs que, se o réu for condenado, que se leve em conta o atenuante de medo insuperável.

A defesa de um dos considerados ideólogos dos atentados, Rabei Osman El Sayed, "O Egípcio", pediu a absolvição de seu cliente e a nulidade da causa, além de solicitar a invalidade da comissão rogatória feita com seu cliente na Itália, país onde foi detido em 7 de junho de 2004.

..........................
Fonte: Folha Online
..........................
Permitida a reprodução, mediante citação da fonte
Redação do JORNAL DA ORDEM
Tel. (51) 30 28 32 32

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro