|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

03.03.08  |  Diversos   

Projeto propõe que juízes enviem relatórios sobre ações de improbidade ao CNJ

A Câmara dos Deputados examina a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 192/07), do deputado Praciano (PT-AM), que obriga juízes e tribunais a encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), semestralmente, relatórios sobre o andamento de processos relativos a atos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.
 
O deputado ressalta que o objetivo é conferir maior transparência na condução dos processos instaurados para a apuração de atos que atentam contra a administração pública. Praciano acredita que as informações ajudarão a evitar, principalmente, a demora na conclusão dos processos e a impunidade dos criminosos.
 
A proposta acrescenta inciso ao artigo 93 da Constituição. O autor lembra que o CNJ tem competência para controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
 
A PEC será analisada pela CCJ quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.



...............
Fonte: Agência Câmara

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro