Diante da tendência de outros navegadores, como Chrome e Explorer, por questão de segurança, o Mozilla Firefox também descontinua o suporte aos applets do JAVA. Portanto, a forma com que o acesso ocorria no sistema, mudará. A Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS recomenda os advogados a não atualizarem seu Firefox, no primeiro momento.
Applets são mini softwares que possibilitam o reconhecimento do advogado através do seu Token no sistema do Processo Eletrônico.
Segundo o presidente da Comissão, Filipe Mallmann,a Ordem vem avisando os tribunais sobre esse problema há dois anos. “A OAB está atenta aos sistemas de Processo Eletrônico e vem noticiando, há dois anos, os Tribunais e o próprio CNJ que este problema aconteceria. Já era previsto que o Firefox, acompanhando a tendência dos outros navegadores, deixaria de oferecer os Applets do JAVA, visto que é uma questão de segurança do navegador e da própria máquina do usuário. Aos tribunais, cabe achar uma alternativa ao uso da tecnologia descontinuada”, explicou.
Os tribunais:
TJ-RS: Deve dar uma resposta para esse problema nos próximos dias.
TRF-4: Realiza o acesso através de login e senha. Para os que quiserem assinar com Token, podem utilizar a versão disponibilizada pelo próprio Tribunal, de seu assinador externo de documentos: http://bit.ly/2m2HlTw.
TRT-4: Disponibilizou o portable: uma versão modificada do Mozilla Firefox que permite o acesso por Token normalmente. Para baixar acesse: http://bit.ly/2l18c4Y.
CNJ: Disponibiliza sua própria versão portable do Firefox.
Gabriela Milanezi
Assistente de jornalismo
Fonte: OAB/RS