A OAB/RS, por meio da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), realizou na última semana reunião entre o advogado Carlos Alberto Amaro Cavalheiro e a juíza da Vara Criminal do Fórum de Caxias do Sul, Milene Fróes Rodrigues Dal Bó. O encontro teve o intuito de realizar uma conciliação após desentendimento em sessão do Tribunal do Júri realizado na própria cidade.
No episódio ocorrido em março de 2016, houve um conflito entre o advogado e a magistrada. Durante o encontro promovido pela Ordem gaúcha, as partes reconheceram que os fatos decorreram de más interpretações, agindo o advogado em legítima defesa putativa e a magistrada, com presunção de legitimidade.
Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a Ordem gaúcha é uma instituição pautada pelo diálogo entre as instituições. “Este é um caso em que o encontro superou o confronto. Sempre buscamos a conversa como primeira via de resolução de conflitos e se não chegarmos a uma solução, seguiremos atuando fortemente na defesa das prerrogativas dos advogados”, informou.
De acordo com o presidente da CDAP, Eduardo Zaffari, é papel da Ordem gaúcha representar incansavelmente o advogado e suas prerrogativas onde ele estiver. “Sempre fornecemos todo o apoio necessário por meio da nossa Procuradoria Regional das Prerrogativas e respeitamos a decisão do profissional, seja pela busca da conciliação ou de uma medida mais rígida”, destacou.
Estiveram presentes no encontro a presidente da subseção de Caxias do Sul, Graziela Cardoso Vanin; a tesoureira e representante da CDAP, Sislaine Rossa Simonetto; e os advogados Gerson Luis Kreismann, Vitor Hugo Gomes, Rosalino Rochelles da Silva Mello e Marcelo de Andrade Cavalheiro.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
Fonte: OAB/RS