Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
A Cavalga do Mar é um dos eventos mais aguardados do início do ano pelos gaúchos. Criada no ano de 1984, ela é considerada o maior evento a cavalo do mundo. No ano de 2018, ocorrerá a 34ª edição entre os dias 02 e 10 de fevereiro, e, pelo segundo ano consecutivo, participante desde 2001, o presidente em exercício da OAB/RS e presidente do Instituto Cultural Cavalgada do Mar (ICCM), Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, estará como comandante e destaca a importância de representar a advocacia e o povo gaúcho: “É uma honra muito grande para mim, estar no comando e também uma grande responsabilidade para quem tem esse papel. A história da Ordem está vinculada com a democracia, e a Cavalgada representa a tradição gaúcha, a cultura, homenageia a democracia”, disse.
A edição deste ano tem a expectativa de contar com 4 mil cavaleiros e cavaleiras ao longo dos 10 dias, durante o percurso que começa na praia de Torres e encerra no balneário de Dunas Altas. “O evento varia a quantidade de pessoas ao longo do trajeto. Destes, é importante ressaltar a presença das mulheres que tem crescido muito ao longo dos anos. Inclusive, muitas começaram na infância levadas pelas suas famílias, permanecem até hoje e passam essa tradição para as gerações mais novas”, chamou a atenção.
Durante todo o trajeto, existe um acompanhamento de veterinários, os quais auxiliam os cavaleiros e cavaleiras caso algum dos cavalos apresente algum problema. “Nós nos preocupamos muito com a saúde dos animais. São oito dias intensos e o animal precisa estar preparado para percorrer quase 300km, por isso temos veterinários durante todo o percurso. Eles fazem um trabalho fundamental de avaliação dos cavalos e recomendam o tempo certo de fazer as paradas, para que não haja uma sobrecarga”, comentou.
Ao longo do evento, ainda ocorre um jantar no dia 05 de fevereiro, organizado pelas subseções da OAB/RS do litoral norte com a presença de diretores, conselheiros federais e seccionais, advogados e autoridades. A Ordem gaúcha está presente desde 2007 na organização e promoção do evento. Quem tiver o interesse em participar e integrar o piquete da OAB/RS pode entrar em contato pelo telefone pelo telefone (51) 3287-1879.
Confira abaixo a programação:
02/02/2018 – Sexta-Feira – Concentração em Torres com credenciamento e inscrições;
03/02/2018 – Sábado – 7h – Abertura da Cavalgada e saída para Arroio do Sal;
04/02/2018 – Domingo – 7h – Saída para Capão da Canoas;
05/02/2018 – Segunda-Feira – 8h – Saída para Imbé – Encontro com as subseções e homenagem as autoridades convidadas;
06/02/2018 – 8h – Terça-Feira - Permanência em Imbé, Festa Campeira, Palestras e Oficinas;
07/02/2018 – 8h – Quarta-Feira – Saída para Tramandaí;
08/02/2018 – 8h – Quinta-Feira – Saída para Cidreira;
09/02/2018 – 8h – Sexta-Feira – Saída para Balneário Pinhal;
10/02/2018 – 8h – Sábado – Saída e chegada no Balneário de Dunas Altas – Palmares do Sul – Encerramento da 34ª Cavalgada do Mar
João Vítor Pereira
Assistente de Jornalismo
Fonte: OAB/RS