|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.04.08  |  Trabalhista   

Parcelas salariais devem vir discriminadas isoladamente em contracheque

A 3ª Turma do TRT3, por considerar ilegal a incorporação da gratificação de função recebida por Luciano Alves de Oliveira ao seu salário-base sem a discriminação isolada de cada parcela, determinou que a Empresa Gontijo de Transportes Ltda. pague a ele o valor relativo a essa verba desde o momento em que ela deixou de constar explicitamente em seu contracheque.

A empresa alegou que não houve redução no salário do empregado, apenas a incorporação da gratificação ao salário do autor. Lembrou também que sempre pagou o salário em dia.

O relator, desembargador César Pereira da Silva Machado Júnior, embasou sua decisão na Súmula 91 do TST, onde está disposto que é vedado o pagamento de parcelas salariais sob o mesmo título sem que seja feita a discriminação de cada uma delas, isoladamente, no discriminatório do pagamento. A prática da empresa, no caso, configura fraude à aplicação dos preceitos trabalhistas.

Machado Júnior ainda esclareceu que a ausência da discriminação das parcelas, mesmo que pagas juntamente com o salário básico, caracteriza salário complessivo, o que não é admitido pelo Direito do Trabalho. (Proc. nº 00866-2007-011-03-00-2)



............
Fonte: TRT3

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro