|   Jornal da Ordem Edição 4.389 - Editado em Porto Alegre em 23.09.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.11.09  |  Diversos   

Pais de criança afogada em piscina de hotel receberão indenização

A 2ª Câmara de Direito Civil do TJSC confirmou sentença da Comarca da Capital e condenou a Empresa Nacional de Engenharia Ltda. - Hotel Lexus - ao pagamento de R$ 25 mil aos pais da menor que morreu afogada na piscina do estabelecimento.

Os pais receberão, ainda, o correspondente a um terço do salário-mínimo desde a data em que a menina faria 16 anos até a data em que completaria 25 anos.

O casal trabalhava e morava próximo ao hotel, quando a criança, em dezembro de 1998, foi até o local brincar na piscina, onde morreu afogada. Na inicial, o casal requereu a indenização alegando que a piscina do hotel não contava com os implementos necessários à segurança, quer de hóspedes, quer de terceiros. Ela ficava, de frente para o mar, podendo nela ingressar quem estivesse na praia ou na rua onde se localiza o estabelecimento hoteleiro, igualmente aberto.

Em 1ª instância, a empresa alegou que houve falta de vigilância dos pais, que não perceberam o afastamento da menina, enquanto trabalhavam no bar à beira mar. O casal fora condenado por litigância de má-fé, também recorrendo da sentença.

O relator do processo, desembargador Sérgio Izidoro Heil, reformou a sentença apenas no sentido de afastar a litigância de má-fé dos autores, mantendo a indenização.

"A culpa por parte da ré se mostra evidente na modalidade de negligência, uma vez que permitiu que uma criança de quatro anos adentrasse em suas instalações e, ainda, viesse a desfrutar, sem observação do funcionário responsável, de uma piscina destinada a adultos", explicou o magistrado (Apelação Cível n. 2004.010364-6).

 

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro