|   Jornal da Ordem Edição 4.433 - Editado em Porto Alegre em 26.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.04.09  |  Diversos   

Oficial que não exige certidão negativa de débitos ao averbar imóvel é devedor de tributo

A base de incidência da contribuição previdenciária em imóvel que deixa de ser isento por ter sido ampliado é toda a sua área, e não só a aumentada. Por isso, o oficial de Registro que deixa de exigir do construtor certidão negativa de débitos relativa ao tributo no momento de nova averbação do imóvel responde solidariamente por todo o débito, não somente pela área ampliada. A decisão é do STJ.

O oficial havia obtido do TRF5 decisão que limitava sua responsabilidade à diferença entre a área original do imóvel e a nova, ampliada. O imóvel tinha 62m² - o limite para isenção fiscal é 70m² - e foi ampliado, após dez anos da primeira averbação, para 110m².

O relator do caso no STJ, ministro Humberto Martins, registrou em seu voto que o oficial anterior não cometeu qualquer irregularidade, já que a averbação do imóvel com 62m² dispensava a CND em razão da isenção fiscal.

O ministro afirmou também que, para incidência da isenção, o regulamento da seguridade social exige a presença dos seguintes requisitos: que a construção residencial seja familiar, com área não superior a 70m² e executada sem mão de obra remunerada. Tais requisitos serviriam para facilitar o acesso dos cidadãos com menos condições econômicas à posse de casa própria.

“Sendo assim, a partir do momento em que o imóvel foi ampliado para 110m², deixou de ser pequena propriedade residencial sujeita à isenção das contribuições previdenciárias, devendo o construtor arcar com o tributo relativo a toda a obra, e não apenas sobre a parcela ampliada”, explicou.

Por isso, o oficial de registros, ao não exigir do construtor a CND para a averbação, incorreu em situação que leva à sua responsabilização solidária sobre o valor de toda a construção, não somente sobre o da ampliação. (REsp 645047).



.................
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro