O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em Taquara para acompanhar o caso de um advogado vítima de agressão. Indo à cidade, o presidente repetiu as ações adotadas em outros casos semelhantes, como os ocorridos em Soledade, Pelotas e Cachoeirinha. Em Taquara, o advogado foi atacado pelo ex-marido de uma cliente. O profissional atua no processo de divórcio e de obtenção de medida protetiva.
Lamachia pontuou como a gestão da Ordem gaúcha atua nesses casos e destacou a força institucional da entidade. “Fiz questão de estar aqui para prestar solidariedade ao nosso colega e para trazer o apoio em nome da OAB estadual. A defesa das prerrogativas não pode ser apenas um discurso. Apoiar os colegas de forma intransigente exige que estejamos no local dos acontecimentos, conversando pessoalmente e usando nossa força institucional no diálogo com as autoridades competentes para que casos assim não fiquem impunes”, disse ele.
Entre as diversas ações de apoio ao advogado tomadas pela entidade, a OAB/RS garantiu uma medida protetiva para que o agressor não possa se aproximar do advogado.
A presidente da subseção de Taquara, Fulvia Poliana Lamb Timmen, salientou o auxílio que a OAB gaúcha deu à subseção e ao colega atacado. “Nosso presidente estadual veio até nossa cidade e, com isso, foi possível buscar a melhor alternativa para encaminhar o caso. A presença dele deu maior amparo ao colega e, nas conversas com o judiciário e com o Ministério Público no dia da visita, foram acolhidas medidas de proteção ao advogado”, contou ela.
Lamachia e Fulvia foram recebidos pela diretora do Fórum de Taquara e por membros do Ministério Público da cidade. Na ocasião, também estiveram presentes o conselheiro estadual Mateus Pereira e o ex-presidente e conselheiro da subseção, Gustavo Amoretti.
Fonte: OAB/RS