A OAB/RS solicita junto ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a reabertura de agências do INSS no estado, assim como a agilização de perícias médicas - em especial nos municípios de Butiá, São Jerônimo, Palmeira das Missões e Santo Antônio da Patrulha. Em ofício emitido ao ministro, a Ordem gaúcha reitera que tem recebido diversas reclamações sobre a prestação dos serviços nos municípios em questão, além de outras localidades. “Diante da relevância do tema, que prejudica não somente o trabalho da advocacia, mas também, e principalmente, de grande parcela da população, requeremos providências cabíveis”, diz parte do documento.
Para o presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, os problemas relatados têm gerado prejuízos aos cidadãos e à advocacia. “Levamos esse pleito ao conhecimento do ministro Lupi, tendo em vista a gravidade da situação no estado quanto à realização das perícias e ao fechamento dos postos do INSS. É uma demanda da advocacia, mas, sobretudo, da sociedade, pois existe uma parcela da população que muito necessita desse atendimento”, enfatizou.
O presidente Lamachia também mobilizou a bancada federal gaúcha na Câmara dos Deputados e tratou do tema com os três senadores gaúchos. Além disso, a OAB/RS articulou apoio do CFOAB, que, por meio de seu presidente, Beto Simonetti, reforçou ao ministro da Previdência Social o pedido da Ordem gaúcha para a reabertura dos postos e agilização das perícias.
Conforme o presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS) da Ordem gaúcha, Tiago Kidricki, Carlos Lupi se mostrou sensível com o pedido da entidade. “O pleito da OAB/RS tem boas chances de avançar, por se tratar de uma reivindicação absolutamente justa e necessária”, pontuou.
O presidente da OAB São Jêronimo, Felipe da Silva, acompanhado do presidente da CSS, Tiago Kidricki, esteve presente no encontro com o ministro Lupi, a partir de uma mobilização da subseção e lideranças locais com vistas à soma de esforços nesse importante pleito.
Fonte: OAB/RS