O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, visitou, nesta terça-feira (16), o Foro Regional do Partenon, em Porto Alegre. Na oportunidade, o dirigente reuniu-se com o diretor da unidade judicial, juiz Ricardo Pippi Schmidt, acompanhado do coordenador da Sala da OAB/RS no referido foro, Vanderlei Fernandes Leal.
Na reunião com o magistrado, Lamachia reiterou a necessidade de abertura imediata de vagas para estacionamento de advogados e de uma sala mais ampla para a OAB/RS no Foro do Partenon.
Estacionamento aos advogados
Tema central do encontro foi a solução para a reserva de vagas no estacionamento para os advogados. Lamachia informou ao magistrado que tem recebido reclamações dos profissionais da advocacia que atuam no foro. “Estamos questionando a falta da reserva de boxes no local para advogados, enquanto juízes, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, serventuários e estagiários têm vagas garantidas no estacionamento”, advertiu Lamachia.
Ao término da reunião, ficou definido que a direção do Foro do Partenon buscará uma alternativa para a questão juntamente com a OAB/RS. Além da possibilidade das vagas rotativas destinadas aos advogados no estacionamento do foro, a Ordem gaúcha tem a perspectiva de firmar convênios com estacionamentos privados próximos. “O que não podemos é aceitar esta situação que dificulta o trabalho dos advogados”, avaliou Lamachia, ao vistoriar os estacionamentos da unidade judicial e particulares.
Assunto já foi tratado anteriormente com a direção do Foro Central
A questão do estacionamento do Foro do Partenon já foi pauta de reunião entre a diretoria da OAB/RS e a direção do Foro Central de Porto Alegre, que coordena as unidades regionais da Capital. Em agosto, Lamachia expôs ao diretor do Foro Central, juiz Carlos Richinitti, a situação calamitosa em que se encontravam os advogados que trabalham no Foro do Partenon. Clique aqui e confira a íntegra deste encontro.
Sala mais ampla para a OAB/RS
Sobre a nova sala da entidade, o presidente da Ordem reiterou o pedido anteriormente encaminhado ao Foro do Partenon, em relação à cedência de maior espaço para a sala dos advogados. “É uma reivindicação antiga que está próxima de ser atendida”, afirmou Lamachia.
Após diversas reuniões entre o representante da Sala da Ordem e a administração do Foro do Partenon, a OAB/RS recebeu a garantia da transferência até março de 2009. A sala atual, no primeiro andar, tem apenas 12m². "O novo espaço da entidade no foro, no terceiro andar, será quatro vezes maior, com salas para a copiadora e para a instalação de computadores”, afirmou o juiz Pippi Schmidt.
“Esta é uma medida de suma importância para um melhor atendimento aos profissionais da advocacia”, ressaltou Lamachia, ao vistoriar as dependências atuais e os novos espaços que serão destinados a Ordem.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759