Antes mesmo do inverno, que iniciou oficialmente nesta segunda-feira (20), muitas pessoas já sofriam com o frio em Porto Alegre. Por isso, a OAB/RS, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), organizou uma campanha do agasalho e pretende distribuir roupas, cobertores e alimentos a moradores de rua da Capital, na próxima sexta-feira (24), às 20h.
Cerca de 30 advogados caminharão pelas ruas da região central de Porto Alegre nesta ação. A presidente da CDH, Neusa Bastos, afirmou que, além de ajudar com agasalhos, o intuito é ouvir os moradores de rua e entender suas necessidades. “Eles nos passam a situação e falam do que eles necessitam que a OAB interfira dentro do aspecto institucional que possa colaborar e melhorar a situação deles”, observou.
Uma ação menor já foi realizada pela Comissão no dia 10 de junho. Neste dia, segundo Neusa, o pedido por cobertas era muito grande, por isso, esse novo ato será feito. O roteiro é decidido no momento da saída com a ajuda de um acadêmico de Direito, ex-morador de rua, que faz um contato prévio para descobrir as maiores demandas.
A iniciativa tem o apoio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero (CEDG) e Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA).
Para doar
A Campanha do Agasalho da OAB/RS continua e as doações estão sendo recebidas na sede da Ordem (recepção/1º andar. Rua Washington Luiz, 1110 – Centro).
Gabriela Milanezi
Estagiária de Jornalismo
Fonte: OAB/RS