A OAB/RS, por meio do seu Sistema de Gestão Ambiental, que e é integrante do Grupo Interinstitucional de Gestão Socioambiental (GISA), está realizando campanha de coleta de resíduos eletrônicos. A iniciativa, que iniciou no dia 27 de junho, segue até o dia 8 de julho (sexta-feira).
Todo o material recolhido será entregue à Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, onde os resíduos são selecionados para serem tratados, reciclados ou reutilizados. Essa cooperativa é composta por pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa do GISA, composto por 16 instituições públicas cooperadas, promove o descarte consciente de computadores, notebooks, netbooks, HDs, estabilizadores, fax, impressoras, scanners, monitores, periféricos, cabos, teclados, tablets, smartphones, celulares, mp3 players, baterias, entre outros.
A campanha já teve duas edições anteriores. Segundo a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Marília Longo, a conscientização ambiental é um processo gradual. “Agendamos diversas edições para mudar a cultura de se armazenar em casa resíduos eletrônicos que podem colocar em risco a saúde da família.
Resíduos eletrônicos
Todo resíduo eletrônico é aquele que, mesmo tendo se tornado inútil, deve ser descartado corretamente para ser reutilizado ou reciclado, pois tem valor econômico e social. O e-lixo não deve ser colocado em lixeiras comuns, tendo em vista os produtos químicos presentes na sua fabricação, podendo infectar outros possíveis recicláveis. O descarte responsável desses resíduos diminui a produção de lixo e, consequentemente, a poluição do planeta.
Os interessados em participar da campanha e descartar os materiais podem achar postos de coleta nos seguintes locais:
Fonte: OAB/RS