|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.07.08  |  Advocacia   

OAB/RS promove conferência sobre criminalidade

A OAB/RS, através da sua Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, promove, desta quarta até sexta-feira (9, 10 e 11) a Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência, este lançado nacionalmente em 29 de abril. Especialistas na matéria participarão dos painéis, que envolvem, por exemplo, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a magistratura estadual, as polícias Civil e Rodoviária, secretarias de Estado e as Forças Armadas, dentre outras instituições e associações.
 
Também haverá palestras de secretários de Estado e de estudiosos sobre o assunto. O encontro começará às 9h no Auditório Guilherme Schültz Filho, na seda da Ordem gaúcha (Rua dos Andradas, 1261, 9º andar, Centro), na Capital. A conferência é aberta a todos os interessados e a OAB/RS está convidando universidades, ONGs e entidades da sociedade civil organizada para participarem da iniciativa, que estará ocorrendo simultaneamente nas 26 OABs estaduais no Brasil.
 
Lamachia: "É preciso buscar soluções"
 
Para o presidente da OAB gaúcha, Claudio Lamachia, “é fundamental que todos os segmentos da população se engajem nesta luta contra a criminalidade que assola o país”. Segundo ele, “a criminalidade que tomou conta do país confronta a cidadania de forma absurda, deixando a população aterrorizada, perplexa e totalmente insegura”. Para o dirigente, “ninguém mais agüenta conviver com a insegurança verificada nos dias atuais e, por isso, é preciso buscar soluções que combatam a banalização da violência no nosso Estado e no país”.
 
A presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, advogada Helena Raya Ibanez, coordenadora da conferência, explica que os painéis foram organizados de forma a abranger diferentes aspectos da violência. “O objetivo é que os debates possibilitem encontrar boas sugestões para o combate à violência e à criminalidade”, ressalta.
 
Fórum para a Superação da Violência
 
A Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência integra o cronograma de ações do Fórum para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, criado em fevereiro deste ano no âmbito do Conselho Federal da OAB e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e integrado por dezenas de entidades com abrangência nacional. O movimento é aberto ao público e também à participação das pessoas e entidades que quiserem aderir à iniciativa.
 
Em conjunto, as instituições traçaram metas e definiram estratégias – de curto, médio e longo prazos – para conter a escalada da violência que assombra o Brasil. Dentre os principais objetivos do Fórum está a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para debater a criminalidade. Do encontro deverão participar as mais importantes autoridades do país.

 
Para acessar a programação do evento, clique aqui.



Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro