A OAB/RS estará no lançamento do Prêmio Innovare, cujo objetivo é identificar práticas inovadoras e de sucesso em todo o país que possam contribuir para a modernização da Justiça no Brasil. O evento, que pela primeira vez ocorrerá em Porto Alegre, será às 10h30min desta sexta-feira (16), no Plenário do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar). Já confirmaram presença o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a secretária-geral do CFOAB, Cléa Carpi da Rocha. Além deles, estarão ainda o ministro da Justiça, Tarso Genro; a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Fátima Nancy Andrighi; o secretário de Reforma do Poder Judiciário, Rogério Favreto; o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho.
Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, que participará do evento, a escolha da Capital para o lançamento do prêmio prestigia a Justiça e os operadores do Direito gaúchos. “O Rio Grande do Sul é nacionalmente reconhecido como um Estado onde surgem idéias inovadoras e de grande repercussão em todo o país”, observa Lamachia. Segundo ele, os advogados aguardam para breve que também a sua classe seja contemplada pela premiação. Atualmente, o Innovare destaca as seguintes categorias: Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público e Defensoria Pública. “Os advogados, por seu contato diário e direto com a população têm, certamente, muito a contribuir para a melhoria da Justiça no Brasil”, aponta o dirigente.
Democratização do acesso à Justiça
Esta é a quinta edição do prêmio, que traz o tema “Justiça para todos – Democratização do acesso à Justiça/Meios alternativos de resolução de conflitos”. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 19, pelo site www.premioinnovare.com.br. A promoção resulta de iniciativa conjunta do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Associação dos Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional do Ministério Público, da Associação Nacional dos Defensores Públicos, da Associação dos Juízes Federais do Brasil e da Companhia Vale do Rio Doce. Recentemente, foi formalizado o ingresso da Ordem dos Advogados do Brasil como parceira institucional da iniciativa. Os autores das práticas vencedoras receberão troféus e prêmios na cerimônia de premiação, em Brasília, e farão parte da coleção de livros “A reforma silenciosa da Justiça”. Todas as fichas recebidas serão disponibilizadas para consulta gratuita no portal do Prêmio Innovare.
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759