O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e a presidente em exercício da OAB nacional, Cléa Carpi da Rocha, estiveram presentes à sessão solene da Câmara de Vereadores de Osório em homenagem aos 35 anos da subseção da Ordem gaúcha do município, na noite desta segunda-feira (14).
A presidente da OAB osoriense, Iara Pasqualini, agradeceu a presença de todos e ressaltou algumas conquistas da Ordem local em sua trajetória, a qual foi determinante para o desenvolvimento do município: “Contribuímos para a instalação do Foro de Osório e também da Vara do Trabalho. Em 2001, inauguramos a sede da subseção, depois de muitos anos de luta”. Iara destacou ainda o ótimo relacionamento que a advocacia vem mantendo com o Judiciário, o qual vem sendo buscado pela Ordem gaúcha como um todo.
Lamachia saudou a subseção pela passagem das mais de três décadas de história, e declarou: “Somos, sim, muito mais que uma entidade de classe, porque temos o compromisso com a defesa da cidadania”. O dirigente salientou ainda que “nunca se fez tão importante a existência de uma instituição forte como a OAB, num momento em que a ética tem sido colocada de lado, e em que grassam a corrupção e a impunidade. Precisamos de um choque ético e de gestão em nosso país”.
Cléa Carpi, em sua fala no plenário da Câmara, ressaltou que “a OAB como um todo se sente prestigiada com a homenagem que recebe a subseção de Osório”, e lembrou que a Ordem tem duas missões interligadas: representar os advogados, já que é órgão de defesa e disciplina dos profissionais, e defender a cidadania e o Estado Democrático de Direito, já que o advogado, em sua atuação, representa o próprio cidadão.
Após a sessão solene, seguiu-se jantar oferecido pela subseção.
Dentre os presentes, estavam o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Arnaldo Guimarães; os presidentes das subseções de Cachoeirinha (Dorival Sebastião Ipê da Silva), Capão da Canoa (Miguel Severo), Santo Antônio da Patrulha (Oscar Medeiros Ramos), e Tramandaí (Jorge Alberto de Lima de Souza); a secretária-geral e a secretária-geral adjunta da subseção de Santo Antônio da Patrulha, Ana Clara Maciel e Daniela Jacques; o conselheiro subseccional da subseção de Tramandaí Hélio Boeira Braga; Armênio Oliveira dos Santos, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira; o secretário municipal de Administração, Eduardo Abraão, representando o prefeito da cidade, Romildo Bolzan Jr.; além da diretoria da subseção de Osório e de inúmeros advogados da região.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759