A OAB/RS oficiou, na quarta-feira (18), à Superintendência do Instituto Nacional do Seguro Social, Região Sul, pedindo a suspensão dos prazos nos processos administrativos em virtude da instabilidade que vem ocorrendo nos sistemas Meu INSS e INSS Digital.
De acordo com o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, o requerimento visa a suspensão dos prazos nas datas em que os referidos sistemas apresentarem instabilidade, até a regularização das plataformas.
“Com esse ofício e os contatos feitos, buscamos evitar possíveis prejuízos à advocacia e, por consequência, à cidadania, pois entendemos que a sociedade não pode ser prejudicada pela instabilidade nos sistemas de informática dos órgãos públicos. A Ordem seguirá vigilante em defesa dos interesses de todos os cidadãos gaúchos”, disse Lamachia.
Ainda no ofício, a OAB do Rio Grande do Sul solicita “o restabelecimento dos sistemas, bem como que seja emitida certificação automática nos dias de instabilidade, conforme tratado em reunião anterior com o INSS”.
Conforme o presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS) da OAB/RS, Tiago Kidricki, a CSS tem cumprido com o seu papel perante a advocacia do estado. “Após receber diversas reclamações, estamos agindo para que haja uma resposta da autarquia previdenciária, estando vigilante ao funcionamento dos serviços públicos”, disse.
Fonte: OAB/RS