Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: Inácio Do Canto - TRT4
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS
Foto: Inácio Do Canto - TRT4
O sistema de processo eletrônico da Justiça do Trabalho será atualizado para a versão 2.0. Por conta disso, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e o presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS (CEDTI), Filipe Pereira Mallmann, estiveram presentes na solenidade de implantação da nova versão do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) nesta segunda-feira (11) no TRT4.
A alteração faz parte de um projeto piloto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e trará ao Tribunal Regional do Trabalho gaúcho uma nova infraestrutura de banco de dados e servidores de aplicação, melhorias e correções sensíveis aos usuários.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, salientou a importância da nova versão do Pje: “O aprimoramento no Processo Eletrônico é de extrema relevância, e, portanto, esperamos que a nova versão traga mais qualidade e rapidez nas informações, e que, sobretudo, atenda a demanda e os anseios da advocacia. Isso facilitará muito o trabalho diário dos advogados que representam a cidadania”, ressaltou.
O PJe 2.0 foi remodelado, as telas dos magistrados e servidores receberam novos acabamentos e, conforme o dirigente da CEDTI, o sistema ficou mais objetivo: "Ainda não tivemos novidades na parte de layout para o cliente externo, o que deve ser, imediatamente, o próximo passo”, acrescentou.
Mallmann explicou, ainda, que o desenvolvimento da nova versão foi focado no desempenho. Nas primeiras horas de teste, foi possível notar uma melhora no sistema em relação a sua versão anterior: a 1.x. “E esse é um dos aspectos que precisa ser contemplado pelos sistemas de processo eletrônico. O advogado não tem tempo de ficar esperando por infindáveis telas de carregamento, por horas a fio, em frente ao computador. O processo eletrônico deve objetivar o que os demais sistemas de computador buscam: facilidade e usabilidade para o usuário final. É preciso garantir segurança na prestação jurisdicional, agilidade e celeridade. É ouvindo a advocacia que será possível a construção, cada vez mais sólida, dessa ferramenta”, explicou.
PJe Portable com Shodo e PJe Office pronto para a utilização com o PJe 2.0 –
Baixe aqui: https://drive.google.com/uc?export=download&confirm=8MEv&id=19aJhBM8U4SvwBS3ecHR_ryn-zXUJylt0
Confira abaixo algumas novidades do PJe 2.0:
Acesso ao sistema e consultas sem uso de certificado digital
Para fazer login no sistema e consultar documentos, usuários cadastrados na consulta pública poderão utilizar seu CPF e senha, prescindindo do certificado digital para operações mais simples. A mudança agiliza o acesso ao sistema, ao exigir a certificação apenas no momento de assinar documentos. Para aproveitar a melhoria, é necessário ter feito o cadastro de senha e CPF no sistema. Caso ainda não tenha feito, deverá acessar o PJe com certificado digital e utilizar o menu Configuração > Pessoa > Cadastro de senha, cuidando para deixar a opção "Permitir acesso à Consulta Processual utilizando login e senha" marcada como "sim". A senha a ser cadastrada deve conter seis caracteres, incluindo letras e números.
Assinador Java applet, que utiliza tecnologia defasada e potencialmente vulnerável, será descontinuado em favor de opções mais práticas e modernas
Uma das principais mudanças da nova versão é que o assinador Java applet será descontinuado. A tecnologia está desatualizada e, por isso, poderia apresentar vulnerabilidades de segurança. A mudança permite que o PJePortable seja atualizado, passando a utilizar a última versão do Firefox (57, Quantum), mais rápida e segura. Os assinadores oferecidos aos usuários serão o PJeOffice e o Shodo, feito especialmente para uso no sistema. Recentemente melhorado, o Shodo suporta todos os certificados emitidos pela ICP-Brasil, e é por isso recomendado pelo TRT-RS.
PJePortable agora é baseado em navegador mais moderno
O TRT-RS disponibilizou nova versão do PJePortable, navegador pré-configurado para uso no PJe da Justiça do Trabalho. Ele vem pronto para uso do PJe com os novos assinadores (Shodo e PJeOffice), sendo recomendada sua instalação (clique para instalar). O PJePortable é compatível e recomendado, inclusive, para uso com a versão atual do sistema (1.16.2), sendo sua adoção sugerida desde já. Caso necessário, a Central de Atendimento ao Público presta atendimento especializado no Foro Trabalhista de Porto Alegre e pelo telefone (51) 3255-2700. Usuários avançados que preferirem configurar seu próprio computador poderão fazê-lo seguindo os manuais disponibilizados na página do PJe no site do TRT-RS.
Vanessa Schneider
Jornalista MTB 17654
*Com informações TRT4
Fonte: OAB/RS