A OAB/RS participou no sábado (28) da ação presencial do projeto "O Rio Grande Te Escuta – Ouvidorias RS". Realizado no Parque da Redenção, em Porto Alegre, o evento teve o objetivo de divulgar à população o acesso às ouvidorias de diversas instituições do estado. Na oportunidade, colaboradores da Ordem gaúcha tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher da OAB/RS. Também houve a distribuição do Guia das Ouvidorias.
Na ocasião, a entidade esteve representada pela vice-presidente, Neusa Bastos, pelo ouvidor-geral, Daniel Barreto, e pela ouvidora da mulher, Áurea Born. O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, não pôde estar presente porque participou de ato público, em Bom Jesus, pela defesa do advogado Adelar Velho Varela, de 72 anos, brutalmente agredido durante o exercício profissional.
“Ouvir a comunidade é fundamental”
Para a vice-presidente da Ordem gaúcha, ouvir a comunidade é fundamental para o bom funcionamento das instituições. “Colocamos à disposição esses serviços que são tão importantes, como a nossa Ouvidoria e a nossa Ouvidoria da Mulher. Sem dúvida, é um momento para mostrar à sociedade que temos mais esse canal de comunicação”, disse Neusa.
Já o ouvidor-geral da Ordem gaúcha ressaltou que a OAB do Rio Grande do Sul participou da ação na condição de instituição público-privada. “Realizamos atendimentos e consultoria aos cidadãos, tirando dúvidas e dando encaminhamentos. Essa ação, sem dúvida, traz o cidadão para perto da nossa entidade”, comentou.
Na ocasião, a Ordem gaúcha realizou atendimentos para busca de informações e orientações aos cidadãos. Ao todo, 14 ouvidorias públicas e de entidades do RS participaram do evento. Saiba mais aqui.
Fonte: OAB/RS