Está disponível no saite da Ordem, desde o final da tarde de ontem (18), a Central de Estágios da OAB/RS.
O sistema, uma promessa de campanha, permite que estudantes e bacharéis em Direito (termos do art. 9º do EAOAB ) possam divulgar seu currículo e pesquisar por vagas em escritórios e órgãos conveniados à Comissão de Estágio e Exame de Ordem.
Estiveram presentes no lançamento da Central, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Alberto de Oliveira, a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles, o vice-diretor da ESA, Artur da Fonseca Alvim, além de membros da Comissão de Estágio e Exame de Ordem e funcionários envolvidos no projeto.
O presidente Claudio Lamachia destacou que a nova ferramenta além de prestar um serviço importantíssimo aos estagiários e aos escritórios de advocacia, promove também uma importante aproximação dos bacharéis à entidade.
"Pretendemos dessa forma oferecer ao recém formado uma opção que não o deixe estagnado, e ao mesmo tempo aprimore a sua formação", afirmou o dirigente da OAB/RS.
Para o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Alberto de Oliveira, “
a Ordem está preocupada com a formação do estudante de Direito e com a forma como este está se preparando e sendo preparado para o mercado de trabalho”.
“
A Central de Estágio também visa auxiliar os bacharéis que ainda não tem a carteira, permitindo que exerçam a profissão por meio do estágio", disse Oliveira, que apontou ainda para o fato de que o recém formado poderá continuar trabalhando, adquirindo experiência, e dessa forma se preparando mais adequadamente para o Exame de Ordem.
Já a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles chama a atenção para o fato de que “
há uma grande leva de advogados que estão na faculdade de Direito e tem uma dificuldade para saber onde eles vão prestar esse estágio. A Ordem faz um papel importante, proporcionando e facilitando o acesso ao estágio profissional”.
A Central possibilita que os escritórios e órgãos conveniados pesquisem e identifiquem os candidatos que mais se aproximam do perfil procurado.
Poderão utilizar a Central tanto os estudantes inscritos no quadro de estagiários da OAB/RS, quanto aqueles que já estejam aptos a fazê-lo.
Inicialmente, o serviço não importará em custos adicionais. A bolsa auxílio será paga diretamente pelo contratante, sem qualquer desconto ou intermediação por parte da Ordem gaúcha. O saite está programado para o sigilo em torno dos nomes dos interessados.
Para acessar a Central de Estágio,
clique aqui.