A capilaridade da OAB/RS nas diversas regiões do Estado terá uma função especial neste inverno. A Ordem gaúcha está lançando sua “Campanha de arrecadação de doações no Estado”. Com 106 subseções na Grande Porto Alegre e interior gaúcho, o objetivo é fortalecer a rede de solidariedade já existente no Rio Grande do Sul.
Em função das fortes chuvas que provocaram alagamentos e enchentes, com muitos prejuízos e vítimas em dezenas de municípios, e com a chegada do frio mais rigoroso, a OAB/RS se coloca como protagonista para recolher doações. “Conversamos com os presidentes das subseções e a avaliação é de que todos devem se engajar. Como estamos presentes em todo Estado, pretendemos mobilizar ainda mais doações”, destaca o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. “É a nossa função social mais uma vez sendo exercida em razão de pessoas mais carentes e atingidos pela chuva em excesso”, acrescenta.
Cada subseção da OAB/RS atuará como um centro de coleta dessas doações nos municípios de cada região. Posteriormente, será repassando o que for arrecadado às entidades locais responsáveis, visando sua distribuição às pessoas que precisam. “Entendemos que cada subseção conhece a realidade emergencial de cada município onde atua. Dessa forma, os materiais podem chegar mais rapidamente a quem precisa”, completa Breier.
Dentro das prioridades a serem arrecadas, estão roupas de diferentes tamanhos e alimentos não perecíveis. Como os dias mais frios estão chegando e o inverno está começando, a campanha se estenderá durante toda estação para poder alcançar um número maior de pessoas. Cada Subseção fará sua campanha de divulgação, envolvendo também advogados, funcionários e a comunidade local.
Fonte: OAB/RS