|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.06.20  |  Diversos   

OAB/RS integra movimento Em Defesa da Democracia

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está lançando o movimento #EmDefesaDaDemocracia. O objetivo é o de mobilizar toda a sociedade em torno da defesa da democracia brasileira.

A OAB/RS está se somando a essa mobilização nacional para fomentar o debate sobre o tema e a relevância da manutenção do ambiente democrático pelo qual a própria instituição tanto lutou na redemocratização da década de 1980. A luta para manter o ambiente democrático é permanente. Não podemos retroceder. Contudo, não é possível pender para o lado do autoritarismo. Não podemos cair em armadilhas de discursos que transitam ao lado de um retrocesso em relação à democracia.”, destaca o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Essa mobilização vai desde o Conselho Federal da OAB até o engajamento das subseções, ecoando pelo Rio Grande Sul através da capilaridade da Ordem gaúcha, temas em defesa da democracia. “Quando um advogado ou uma advogada recebe a sua honraria máxima, que é a credencial da OAB, ele presta um juramento que deve ser incorporado à sua alma todos os dias quando acorda, até o dia derradeiro, em que deixa de advogar, pois é o exercício profissional que norteia a sua essência, vejamos: Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, salienta Breier.

Artigos, vídeos, lives, videoconferências serão organizados em todas as seccionais, envolvendo milhões de brasileiros num posicionamento em favor da democracia. Aliás, esse compromisso em difundir o movimento não cabe somente aos advogados e às advogadas. A responsabilidade é de cada cidadão, afinal de contas algumas ameaças a direitos assegurados sempre ressurgem num ambiente de instabilidade política e econômica.

Claudio Lamachia, membro honorário vitalício da OAB e da OAB/RS, frisa que o momento é de muita reflexão: “O Brasil passa por profundas transformações. Muitos falam da crise política e econômica. No entanto, percebemos uma realidade de crise ética e moral sem precedentes. A advocacia vem sendo chamada. Somos agentes de transformação social e temos que assumir a responsabilidade”, disse.

Lamachia ainda destaca a contribuição histórica da entidade: “A nossa instituição tem 89 anos de relevantes serviços prestados ao Brasil. Sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania", completa o membro honorário vitalício da OAB e da OAB/RS.

Filtro no facebook

A campanha conta com um filtro exclusivo para o Facebook. Caso queira alterar sua foto de perfil, basta clicar no link abaixo e testar a aplicação: 

https://cutt.ly/RyMZd3Y

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro