Após oficiar a Polícia Civil gaúcha, se reunir com o DEIC e com o chefe da PCRS, delegado Fernando Sodré, a OAB/RS tomará uma nova providência quanto aos golpes e relatos de intimidação e extorsão de criminosos à advocacia: uma audiência pública para, entre outros objetivos, explicar para a advocacia como proceder em caso de ataques como estes.
Desde 2023, a Ordem gaúcha vem alertando a advocacia e a sociedade sobre o tema, com campanhas e ações institucionais. Além disso, a OAB/RS oferece um canal de denúncias para estas fraudes: [email protected]. De acordo com relatos das vítimas, os golpistas entram em contato com clientes, por WhatsApp ou ligação, fingindo serem seus advogados, inclusive utilizando dados verdadeiros dos processos. Outros relatos dizem respeito a tentativas de intimidação direta aos próprios advogados e advogadas. Conforme destaca o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, a audiência pública é mais uma ação concreta da entidade neste tema.
O evento será dia 11 de março, às 9h, no Auditório do Espaço Cubo (Manoelito de Ornellas, nº 55 - Praia de Belas, Porto Alegre). Em parceria com a Polícia Civil, que trará informações e orientações para advocacia, a audiência será uma grande oportunidade para reunir ideias e ações no combate dos golpes e fraudes.
"O advogado é quem representa a sociedade em juízo e atentar contra a advocacia é atacar toda a cidadania. Nossa audiência pública será mais uma ação prática para defender a integridade dos nossos colegas e da população como um todo. Por isso, estamos ao lado da Polícia Civil nesta audiência para orientar a advocacia e buscar soluções conjuntas. Agradeço ao chefe da PCRS, delegado Sodré, que vem agindo em parceria com a OAB/RS no combate aos golpes", destaca o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia.
Esta será a 10ª audiência pública da gestão atual da Ordem gaúcha.
Fonte: OAB/RS