No final da manhã desta segunda-feira (12), a Comissão Especial de Direito Digital e Tecnologia da OAB/RS (CEDTI) discutiu, em uma reunião com o professor da PUCRS de Ciência da Computação, Rafael Bordini, possibilidades de aplicação de inteligência artificial em ferramentas para auxiliar o dia a dia dos advogados (as) gaúchos (as). A reunião ocorreu na sala da Coordenadoria das subseções da sede da seccional gaúcha.
De acordo com o presidente da CEDTI, Filipe Mallmann, esse encontro teve como intuito buscar soluções para trazer ferramentas de inteligência artificial para os advogados (as) com um valor mais barato:
“Hoje existem muitas soluções de inteligência artificial, mas as empresas têm vendido-as para o governo, contudo, a nossa ideia é trazer ferramentas que vão auxiliar o dia a dia dos advogados de maneira acessível. A tecnologia é muito cara, e nós da Comissão estamos pensando e viabilizando formas para que que essa tecnologia chegue a toda advocacia a um preço acessível.Vamos buscar também parcerias para isso”, ressaltou.
O dirigente ainda exemplifica que: “no caso de agendamento automático de prazos: se eu tivesse uma inteligência artificial para ler, agendar e contar os dias, seria muito bom, enfim, as possibilidades são imensas, mas temos a questão de baixar os custos para termos essa tecnologia em nossas mãos”, justifica.
Bordini falou que “na inteligência artificial existem inúmeras possibilidades para melhoria do cotidiano do advogado. Vamos pesquisar e trocar ideias para termos soluções”.
Participaram da reunião os integrantes da Comissão: Fabrício Hoepers, Valentine Reverbel, Gabriela Roth, Luciana Haag.
Fonte: OAB/RS