A posse do novo desembargador eleito na vaga do quinto constitucional, Gelson Rolin Stocker, aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, do TJRS.
Além do presidente da OAB nacional, Cezar Britto, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o vice, Jorge Fernando Estevão Maciel, a secretária-geral Sulamita Santos Cabral , a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles e o tesoureiro Luiz Henrique Cabanellos Schuh prestigiaram a posse de Stocker. Também estavam presentes a secretária-geral do Conselho Federal, Cléa Carpi da Rocha e vários conselheiros da Ordem gaúcha como também presidentes de subseções do Rio Grande do Sul.
Stocker passou por três fases até ser eleito novo desembargador: primeiro, os conselheiros da OAB/RS escolheram a chamada lista sêxtupla, enviada para uma nova seleção, agora no TJRS, quando ficaram na disputa apenas três candidatos. A decisão final coube a governadora do Estado, Yeda Crusius.
Já vestindo a toga, Stocker, em seu discurso de posse, se disse muito emocionado com o momento, lembrando a difícil disputa que teve com outras duas excelentes pessoas: os advogados Eduardo Delgado e José Gilberto da Cunha Gastal. O desembargador reiterou seu compromisso na busca de uma maior celeridade processual no Tribunal, como também a vontade de fazer que a justiça chegue com mais facilidade a todo o povo do Rio Grande do Sul.
Cezar Britto saudou a posse de Stocker, lembrando mais um importante papel que ele exercerá, levando a experiência da advocacia para o Tribunal gaúcho. Além disso, não deixou de lembrar a importância que a OAB dá para o quinto constitucional, escolhendo um advogado que compreende um papel indispensável para o exercício da profissão.
Além de Lamachia, Cezar Britto e de Stocker, a mesa foi composta pelo presidente do TJRS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa; a governadora do Estado, Yeda Crusius; o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira; o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul em exercício, Anízio Pires Gavião Filho e a defensora pública geral do Estado, Maria de Fátima Paludo.
Para acessar as fotos da cerimônia, clique aqui.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759