|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.08.16  |  Advocacia   

OAB/RS comemora o Dia do Advogado em Sessão Magna

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Há 189 anos, o Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto. Essa data, que possui tamanha importância devido à criação dos primeiros cursos de Direito no País, não podia passar desapercebida. A tradicional Sessão Magna da OAB/RS, que tem o intuito de homenagear a advocacia e o exercício da profissão, aconteceu na noite desta quinta-feira (11) com o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, lotado por advogados de todo o estado, representantes dos Três Poderes e sociedade gaúcha. 

O início da cerimônia ocorreu com a execução dos Hinos Nacional e Rio-Grandense interpretados pelo Coral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS). Na ocasião, a Ordem gaúcha homenageou nomes importantes da advocacia do estado e entregou a carteira profissional da Ordem a 40 novos advogados. A compromissada Ariane de Oliveira Roza foi a juramentista e, junto com os demais colegas, se comprometeu a “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”. 

O presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, abriu a solenidade e destacou a importância de uma reflexão sobre o papel do advogado, sendo essa uma das profissões mais importantes que um cidadão pode desenvolver a serviço da sociedade. 

“Conclamo todos os advogados a perseguirem incansavelmente o respeito e o reconhecimento de que advocacia forte é cidadania protegida. Um agir em favor da democracia, da verdade e da ética. Nós, homens e mulheres de Ordem, temos a missão incondicional de garantir a todos os advogados o direito à liberdade do pleno exercício profissional, pois, como já disse Piero Calamandrei, sem legalidade não há liberdade”, declarou.

Em homenagem ao advogado eméritco, o ex-conselheiro federal da OAB, Raymar Machado, discursou em homenagem à José Ramos. "Ele odiava insjustiça, principalmente com os mais humildes. Para Ramos, advocacia era arte e ofício pela liberdade", falou. "Dedicou-se para tudo: família, amigos, magistério, advocacia e OAB", destacou.

Leia aqui o discurso na íntegra:

Jubilados

Em seguida, Breier e o presidente nacional do CFOAB, Claudio Lamachia, acompanhados dos demais membros da diretoria, o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizer, o secretário-geral, Rafael Canterji, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, e o tesoureiro, André Sonntag, entregaram os diplomas aos 62 advogados jubilados. A distinção é entregue aos profissionais com pelo menos 70 anos idade e 30 anos ou mais de exercício da advocacia. 

Oswaldo Vergara

Dando sequência à solenidade, os dirigentes entregaram as Comendas Oswaldo Vergara aos 25 advogados que se destacaram no exercício profissional e também prestaram relevantes serviços à OAB ou à classe. A homenagem prestada é a mais importante pela Ordem gaúcha aos que, por seu trabalho, dignificam a classe.

Advogado Emérito

Um dos momentos emocionantes da Sessão Magna foi a entrega da portaria de Advogado Emérito para o ex-conselheiro seccional José de Oliveira Ramos Neto (in memoriam). A homenagem foi recebida por sua esposa Rosane Marques Ramos, a qual é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS). A outorga da portaria é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à classe dos advogados, nos quais se destaca por íntegra e ilibada atuação na área do Direito, carreira essa primada sempre pelo fiel cumprimento da Justiça.

Em seu discurso, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou que "Temos que comemorar o dia 11 de agosto como o dia daquele que é o verdadeiro defensor da liberdade, da honra, do patrimônio, e, muitas vezes, da própria vida das pessoas”. Lamachia lembrou aos advogados a importância do exercício profissional e que a advocacia é a voz da cidadania, sendo a representante na defesa do Estado Democrático de Direito. “O momento é de muita reflexão. O Brasil passa por profundas transformações. Muitos falam da crise política e econômica”, falou. “No entanto, percebemos uma realidade de crise ética e moral sem precedentes. A advocacia vem sendo chamada. Somos agentes de transformação social e temos que assumir a responsabilidade”, disse. “A nossa instituição tem 85 aos de relevantes serviços prestados ao Brasil. Sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania.”

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro