O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, junto com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, assinou, na terça-feira (28), um termo de compromisso para o fomento à doação de sangue e de órgãos com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O encontro para a formalização do convênio ocorreu na sede da Ordem gaúcha. O objetivo da parceria é promover ações conjuntas de divulgação da doação sangue e de órgãos pela advocacia. Como contrapartida, os advogados e advogadas terão isenção de estacionamento na Santa Casa.
“Faz parte do papel institucional da OAB/RS estar atenta às demandas da sociedade. A Santa Casa é o principal centro de transplantes de órgãos e um dos mais importantes bancos de sangue do estado, então nos honra muito esta parceria”, afirmou Lamachia.
Alfonsin pontuou que “a CAA/RS está à disposição para somar forças junto a este importante projeto”. De acordo com a presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde (CEDS), Mariana Diefenthäler, a parceria é legado da II Conferência Estadual da Comissão Especial do Direito à Saúde, ocorrida em novembro de 2022. “O encontro simbólico é a semente de muitas ações institucionais coordenadas que virão”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, ressaltou a importância da parceria entre as instituições em ações e campanhas que envolvam a sociedade na causa. “O engajamento da sociedade civil é fundamental nestas ações que podem salvar milhares de vidas”, disse.
Também participaram do encontro o diretor-tesoureiro da CAA/RS, Matheus Ayres Torres; o vice-presidente da CEDS, Lucas Lazzaretti; o vice-provedor da Santa Casa, Vilson Darós; o diretor financeiro, Ricardo Englert; os médicos Valter Garcia e Clotilde Garcia, das equipes de transplantes de rins adultos e pediátricos; o coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa, Dario Brum, e a gerente da área jurídica, Kátia Sehn. Pela CAA/RS, também prestigiou a reunião o diretor tesoureiro Matheus Ayres Torres.
Fonte: OAB/RS