|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.12.16  |  Advocacia   

OAB/RS 24 horas na defesa das prerrogativas dos advogados gaúchos

A Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS tem como função principal defender e prestar assistência sempre que o advogado sofrer restrições ao livre exercício de sua profissão. Esse é o objetivo da Comissão que protege os mais de 70 mil advogados ativos da Ordem gaúcha, oferecendo atendimento 24 horas para os profissionais. “Como uma espécie de Pronto-Socorro do Advogado, com plantão permanente”, garante o presidente da CDAP, Eduardo Zaffari.

Em problemas com o livre exercício da profissão, o advogado pode acionar a Ordem de qualquer cidade, a qualquer horário e a qualquer dia da semana, por meio do Plantão CDAP 24 horas: (51) 98170-7556. A rede de advogados plantonistas em todo Estado é contatada e um profissional prestará auxílio ao colega, contribuindo para o fortalecimento da classe.

Segundo Zaffari, atualmente a média de atendimentos fica por volta de 80 casos mensais. Os principais problemas são negativa de acesso aos processos e inquéritos policiais, conflitos em audiências, manifestações públicas, acesso às autoridades, acesso a Casas Prisionais, Sindicatos, entre outros. “Eu estou 24 horas de plantão para auxiliar todos os advogados que pedirem um esclarecimento. Hoje há na Ordem mais de 100 profissionais atuando de forma abnegada em favor da defesa das prerrogativas”, explica.

“Não devemos temer juiz, promotor, delegado, e isso não quer dizer que tenhamos que ser deselegantes, mas que entendamos que temos a condição de defender as nossas prerrogativas quando a conhecemos devidamente”, destaca. Zaffari ainda salienta que o site da Comissão está disponível para que todos possam acessar e consultar as prerrogativas. “Tragam ao conhecimento da Ordem as violações das prerrogativas para que possamos levar à corregedoria ou ao CNJ, a fim de que eventualmente seja concedido um desagravo público”, destaca.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressalta que o papel da entidade é representar incansavelmente o advogado e as suas prerrogativas onde ele estiver. O dirigente seccional ainda salienta que a CDAP é o carro-chefe da sua gestão e que irá capacitar ainda mais a comissão. “Contratamos três advogados, estamos informatizando a comissão, temos um canal 24 horas, um presidente atuante e membros que julgam rapidamente e dão as respostas efetivas aos processos que atentam contra os advogados”, fala. “Essa direção está de portas abertas para o diálogo. Vamos sempre procurar da melhor maneira possível representar os advogados gaúchos e os advogados trabalhistas no exercício de suas funções”, conclui.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro