Os estudantes da Escola Estadual Sarmento Leite, no bairro Cristo Rei de Porto Alegre, receberam, na quinta-feira (13), o projeto educacional OAB Vai à Escola. As comissões da Criança e do Adolescente da OAB/RS (CECA), de Direitos Humanos (CDH) e da Mulher Advogada (CMA) bateram um papo com os jovens sobre temas como direitos e deveres, bullying e ética.
O coordenador do OAB Vai à Escola e presidente da CECA, Carlos Kremer, abriu os trabalhos, falando da Campanha Vote Consciente e da responsabilidade do voto como exercício da cidadania. Kremer também ressaltou as consequências do bullying para a vítima, que pode chegar ao suicídio. “Já o agressor poderá se tornar um delinquente, cujo destino é o sistema carcerário brasileiro”, sinalizou. Também membra da CECA, Caroline Sérgio falou do bullying e da empatia que o agressor deve ter com a vítima, se colocando no lugar do outro.
Ele ainda falou da responsabilidade penal juvenil do adolescente a partir dos 12 anos, demonstrando que além dos diretos consagrados pelo ECA também há deveres. “Deveres éticos-jurídicos, atribuindo a ele um padrão de conduta orientado pela lei”, reiterou.
Na sequência, a membra do CDH, Ana Carolina Stein, falou sobre os diretos humanos: “Uma conquista da humanidade. A diferença nos complementa”, disse. Já Claudia Sobreiro, membra da CMA e membra do Tribunal de Ética e disciplina (TED), falou sobre ética nas relações pessoais, mencionando que: "a ética está em nosso cotidiano, devemos ser éticos nos nossos relacionamentos, prezando pelo respeito e pela verdade".
A Dra. Ellen Martins, Coordenadora do GT OAB Vai à Escola da CMA, ressaltou a importância de estabelecermos a igualdade na nossa sociedade, conferindo maior respeito às relações e buscando coibir o número crescente da violência contra as mulheres: "o feminismo não é o contrário de machismo, mas uma busca por igualdade de oportunidades e tratamento". A também membra da CMA Viviane Nicola destacou também a importância do respeito ao próximo e o não incentivo a práticas de desrespeito.
Esteve presente também Maria Carolina Beltrame de Camargo, membra da CECA.
O que é o OAB Vai à Escola?
Crianças empoderadas, qualificadas, cientes do seu papel social e protagonistas da sua própria história. Essa é a ideia do projeto da OAB Vai à Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Parceiros Voluntários. O projeto, que vai levar debates de interesse social à rede educacional, vai atingir cerca de 950 mil estudantes em 2545 escolas de todo o Estado.
O Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CECA); e da Mulher
Advogada (CMA), a informar os professores, alunos, pais e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).
Na edição de 2018, o programa tem o reforço da ONG Parceiros Voluntários, para a implantação do programa Valores na Educação dentro do projeto OAB vai à Escola. Os programas atuarão em conjunto nas escolas do Rio Grande do Sul, por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, projeto da Parceiros Voluntários que visa a estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, já atuou no projeto, visitando escolas para falar sobre cidadania. “O papel de nossa entidade é, além o de olhar para a advocacia, de também se preocupar com a cidadania. Somos mais de 60 comissões e 106 subseções. Iremos atuar em conjunto, engajados, e abrangendo todo o Estado. Acreditamos que a união faz a força”, destacou o dirigente. “Esta parceria reforça a nossa causa, contribuindo para o nosso espírito de luta por causas cidadãs”, ratificou.
O presidente da Ordem ainda antecipou que um dos temas a ser discutido nas escolas será o do Vote Consciente, campanha que está sendo preparada para as próximas eleições: “Pretendemos conscientizar e levar informação à população sobre a importância de sua escolha, que refletirá num país melhor”, reiterou.
Fonte: OAB/RS