|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.08.08  |  Diversos   

OAB propõe ao STF fim da Súmula Vinculante n° 5, que dispensa advogado

O CFOAB apresentou ao STF proposta de cancelamento da Súmula Vinculante n° 5, que prevê que a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

Inicialmente, o CFOAB alegou que o procedimento de edição da referida súmula não observou os pressupostos exigidos pela Constituição Federal para a aprovação de súmula com efeito vinculante.

Conforme a entidade, além de não existirem reiteradas decisões no sentido do enunciado, há inclusive decisões do STF que apontam para direção diametralmente oposta à contida na Súmula Vinculante n° 5, citando ainda, a Súmula n° 343 do STJ, que considerava obrigatória a presença do advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar.

Para o CFOAB, a demissão do servidor estável só pode ocorrer em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo, em que lhe sejam possibilitadas as garantias constitucionais.

”A legalidade da norma deve ser questionada, já que é uma afronta à Constituição nos princípios da ampla defesa e do contraditório do processo legal”, destacou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.

O presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, salientou que a inobservância do processo adequado ao caso e o cerceamento do direito de defesa geram, pela extrema gravidade de que se reveste esse procedimento ilícito da administração pública, a nulidade do ato punitivo. “O CFOAB requer o cancelamento da Súmula n° 5 do STF, pela ausência dos pressupostos exigidos constitucionalmente para a edição de súmulas  com efeito vinculante e pelo fato de que seu conteúdo contraria o direito fundamental ao contraditório e à ampla defesa”, ressaltou Britto.



............................
Fonte: CFOAB e Redação do Jornal da Ordem

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro