Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Na noite desta quinta-feira (13), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, realizou palestra na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) sobre os novos desafios da advocacia. O painel Direito na encruzilhada entre a tradição e os novos desafios: o olhar das instituições foi realizado na comemoração dos 50 anos de autorização do Curso de Direito da universidade.
Em sua fala, Breier ressaltou o que acha essencial para a construção de uma carreira jurídica de qualidade. “Acredito que o estudante deve ter uma postura crítica e questionadora, pois é neste momento que iremos escolher qual carreira jurídica que iremos seguir. Temos que estar permanentemente ligados a todas as áreas do Direito, inclusive com outros setores e ciências”, frisou.
O dirigente também falou da necessidade de atualização profissional. “O processo eletrônico já é uma realidade que está sendo implantada pelos Tribunais. Muitas audiências já estão sendo feitas de forma on-line. O grande desafio é o aperfeiçoamento, pois devemos advogar além da lei, sendo um profissional com formação múltipla, com conhecimento em direitos humanos, filosofia e antropologia. Acredito que o grande futuro será a solução de conflito de maneira alternativa”, indicou.
O coordenador do Curso de Graduação em Direito da Unisinos, André Luiz Olivier da Silva, destacou o momento histórico da universidade. “É um momento único comemorarmos os 50 anos do curso de Direito. São muitos mestres e estudantes que passaram por aqui, seja do lado da defesa ou da acusação, mas todos com um grande compromisso com a noção de Justiça”, informou.
Após, foi descerrada a placa comemorativa aos 50 anos da criação do Curso de Direito da Unisinos (ocorrida em 1966). Também participarem do debate o procurador-geral de Justiça do MPRS, Marcelo Lemos Dornelles; o representante do TRF4, desembargador Roger Raupp Rios; o representante do TJRS, Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard; e o reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino
Fonte: OAB/RS