Uma paciente do Hospital das Clínicas de Nova Iguaçu (RJ) será indenizada em R$ 38 mil por erro médico. O hospital foi condenado após a paciente ter perdido o movimento de dois dedos da mão esquerda depois de ter ficado com os membros imobilizados por luva gessada durante 60 dias.
No dia 5 de abril de 2003, a autora da ação sofreu uma queda e foi para hospital. Ao ser atendida por uma médica ortopedista constatou-se a fissura da base da falange média do 2º dedo da mão esquerda, sendo o tratamento adequado a imobilização com luva engessada.
A vítima, após esse período, notou rigidez óssea nos dedos e, na impossibilidade de flexioná-los, foi encaminhada para um tratamento fisioterápico. Porém, mostrou-se ineficaz na solução do problema, irreversível, provocando incapacidade da autora de exercer sua atividade laborativa.
Ao procurar outro médico, a mulher descobriu que os danos foram causados pelo prolongamento indevido da imobilização (superior a quatro semanas), assim como o uso de gesso no lugar de tala, que teria sido mais eficaz.
.............................
Fonte: Última Instância
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759