Segundo uma pesquisa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), realizada em 2016, o número de moradores de rua em Porto Alegre cresceu 75% nos últimos oito anos. Ainda segundo a pesquisa, a maioria vive em lugares de risco, improvisados e com forte exposição a condições climáticas.
Pensando nisso, e indo ao encontro das temperaturas baixas que o RS registrou nesta semana, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB/RS entregará agasalhos, cobertores e lanches para os moradores do Viaduto da Conceição, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (26).
Mais de 300 pessoas serão atendidas e, segundo a coordenadora da Comissão, Neuza Bastos, a ação tem duplo sentido: “Além de entregar as doações, temos a finalidade de conversar e tentar identificar a situação de cada um, desta forma, podemos fazer os encaminhamentos necessários”, disse.
Além disso, ela reafirma o apoio e a assistência necessária que a CDH e a Ordem gaúcha prestam: “Não podemos fechar os olhos para esta realidade. Sabemos o quanto tem sido difícil nos dias mais frios e precisamos que as pessoas também se conscientizem. A Comissão procura fazer essas ações para atender a população em situação de rua que é muito vulnerável, mas também para abrir os olhos da sociedade para este problema, enfrentado diariamente”, explicou.
Como ajudar
Ainda dá tempo de doar agasalhos, cobertas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Participe!
Você pode doar na Sede da OAB/RS:
Washington Luiz, 1110 – Centro, Porto Alegre/RS
Gabriela Milanezi
Assistente de jornalismo
Fonte: OAB/RS