|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.06.08  |  Trabalhista   

Mesmo não tendo ciência da gravidez quando demitida, gestante tem direito à estabilidade

A Telemont Engenharia de Telecomunicações S/A terá que indenizar uma trabalhadora demitida sem justa causa, grávida. A sentença é da 1ª Turma do TRT23, que reformou a decisão do juiz Nilton Rangel Barreto Paim, da 7ª Vara do Trabalho de Cuiabá, que havia negado o pedido da funcionária. Paim levou em consideração o fato da gravidez só ter sido confirmada após a demissão, durante o aviso prévio.

Auxiliar de serviços gerais, ela recorreu ao TRT, alegando que a estabilidade gestacional deve ser observada desde a concepção até cinco meses após o parto. O relator, desembargador Tarcisio Valente, embasado na CF, entendeu que a estabilidade não depende da ciência do empregador, mas sim da época em que se deu a concepção, no caso, durante a vigência do contrato de trabalho.

Tal garantia constitucional, segundo o magistrado, visa proteger os direitos do nascituro. Ele lembrou, também, a súmula 224 do TST, que assegura tal direito às trabalhadoras. 

O juiz determinou que seja observada a data do ajuizamento da ação até cinco meses após o parto para fixar a indenização. No caso, a demora injustificada para propor a ação impede a empresa de fazer sua reintegração ao emprego.

Além do salário, a Telemont terá que pagar as verbas que seriam devidas caso estivesse trabalhando, como 13º e férias proporcionais, mais um terço. (Proc. nº 00226.2008.007.23.00-5)



..........
Fonte: TRT23

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro