|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.07.08  |  Trabalhista   

Mediação do TRT4 reduz impasses sobre dissídios coletivos

No Rio Grande do Sul, ingressam, em média, por ano, 280 ações de dissídios coletivos, que surgem quando não há acordo entre empregador e trabalhadores nas negociações sobre questões salariais, adicionais aos vencimentos, entre outros assuntos trabalhistas. Do total de ações desse nível que entram na Justiça do Trabalho, somente 25% chegam à sentença, porque não houve consenso entre as partes.

Segundo o vice-presidente do TRT4, Carlos Robinson, as reuniões de mediação têm sido uma das formas que a Justiça do Trabalho encontrou para reduzir o impasse entre empresas e empregados. Além de solucionar a questão, as reuniões reduzem a possibilidade de greve. "Essa é uma forma de unir as partes e encontrar proposta alternativa que solucione o problema sem risco de paralisações", avaliou. Os encontros, que ocorrem no TRT4, são comandados por um juiz-presidente da Sessão de Dissídios Coletivos, que mostra vantagens e prejuízos da sentença normativa. Cada um dos lados apresenta suas posições e o tribunal formula proposta para encerrar o conflito.

Conforme Robinson, o TRT4 tem conseguido avanços significativos com a aplicação dessa política de negociação. De acordo com ele, as ações coletivas muitas vezes são registradas porque falta disposição de diálogo de uma das partes dentro das empresas.



................
Fonte: Correio do Povo

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro