12.07.07 | Advocacia
Manifesto convoca os advogados, estagiários e estudantes para o ato da OAB-RS contra a impunidade e a corrupção
A OAB gaúcha lançou ontem (11) um manifesto em que conclama todos os advogados, estagiários e estudantes a comparecerem, amanhã ao meio-dia, ao ato público de repúdio à corrupção instalada no país.
O evento contará ainda com a presença de cavaleiros do Piquete da Ordem gaúcha. Está confirmada a presença de representantes das 104 OABs do Interior (subseções) e de dirigentes de outras seccionais do país.
Conforme o presidente da OAB-RS, advogado Claudio Lamachia, "a iniciativa é plural, aberta a todos que quiserem participar e, assim, manifestar sua insatisfação diante dos sucessivos escândalos verificados no cenário político nacional".
Ele conclama que “é a hora de demonstrarmos nossa indignação para com essa verdadeira epidemia de assaltos aos cofres públicos a que assistimos todos os dias, sendo necessário que a sociedade se mobilize para resgatar a dignidade e os princípios éticos que sustentam a cidadania e o Estado Democrático de Direito”.
Om manifesto de convocação dos advogados, estagiários e estudantes de Direito está assim redigido:
"A Ordem dos Advogados do Brasil, sempre colocou-se destemidamente à frente dos grandes movimentos populares brasileiros. Foi assim, quando lutou pelo fim do governo autoritário e pelo retorno ao Estado de Direito. Assim também, quando houve necessidade de afastar do poder Presidente que transgredira regras de moralidade pública.
Agora, sob o manto protetor da democracia, uma verdadeira quadrilha apossou-se do Poder que lhe foi assegurado pelo povo e serve-se disso para desviar dinheiro da Nação, malversar cargos públicos em proveito próprio e espalhar a corrupção como insidiosa epidemia.
Face a tal grave conjuntura, a OAB-RS decidiu encabeçar movimento público da cidadania contra esse vergonhoso estado de coisas.
Para tanto, está convocando o povo gaúcho para uma grande manifestação pública que será realizada às 12 horas do dia 13 deste mês, na Esquina Democrática da Capital do Estado, com a participação de todas as forças vivas e éticas da cidadania.
O Rio Grande sempre esteve à frente dos grandes movimentos nacionais e será dos gaúchos um grito de basta de corrupção e impunidade, que será, depois, ressoado em todos os cantos deste Brasil, culminando com ato público na Capital Federal. É hora de demonstrar aos poderes constituídos que o Povo Brasileiro não mais suporta tanta desonestidade e impunidade. Salvemos a democracia, esmagando e repudiando a corrupção !
Convoco a todos os advogados e advogadas, estagiários e estagiárias e estudantes de Direito, para que se façam presentes no dia 13, contribuindo, com suas presenças, para o início da profilaxia moral na vida política brasileira.
Claudio Lamachia, presidente da OAB-RS".
Já confirmaram participação no Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção, dentre outras entidades e organizações, a Ajuris, a Associação do Ministério Público, Associação dos Procuradores Municipais, dos Defensores Públicos, Associação Nacional dos Procuradores Federais, Sindijus, Sociedade de Engenharia, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Farmácia, ARI, CUT, Associação dos Delegados de Polícia, Simers, Farsul, Federasul, Fecomércio, Fiergs, Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, Clube de Mães, Associação Brasileira dos Municipários da Habitação, aeroviários e universidades.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759